Planetário Geral.png

Sessões do Planetário estarão de volta somente para turmas escolares

In 03/08/22 17:07 .

As escolas podem fazer o agendamento por telefone

As sessões do Planetário Juan Bernardino Marques Barrio da UFG voltarão a ocorrer para turmas escolares. Elas estavam suspensas ao público desde o início da pandemia causada pela COVID-19. Somente agora, depois que o estado de Goiás registra mais de 80% da população imunizada com ao menos uma dose da vacina, a equipe do órgão aprovou o retorno das projeções na cúpula que simulam o movimento celeste.

Por enquanto, o agendamento está aberto somente para turmas escolares já imunizadas, em horários de terça a sexta de manhã, além de terça e quarta-feira no período da tarde também. Seis programas estão disponíveis, nos quais são abordados, de forma divertida e encantadora, conteúdos científicos sobre os planetas do Sistema Solar, a Lua, as estrelas, as constelações e os movimentos celestes. As sessões públicas aos domingos seguem suspensas sem previsão de retorno.

A direção do Planetário informa que, apesar do cenário de recuo da pandemia de COVID-19, a cúpula onde as sessões são passadas possui maior risco de transmissão de doenças respiratórias por ser um local que deve permanecer completamente fechado durante uma sessão e os aparelhos de ar condicionado não oferecerem uma troca de ar segura para o público. Por esse motivo, será agendada somente uma escola por horário e por período (matutino ou vespertino), com no mínimo 30 e no máximo 80 pessoas.

O uso da máscara ainda deve ser considerado como principal medida de biossegurança para proteção contra infecções que afetam nariz e garganta, causadas por vários tipos de vírus.

Conheça a sinopse das sessões disponíveis:

Descobrindo o Sistema Solar

Esta apresentação mostra constelações e estrelas brilhantes do início da noite e da madrugada. Com narrações de curiosidades físicas, químicas e ambientais dos astros do Sistema Solar: Sol, Mercúrio, Vênus, Terra e Lua, Marte, asteróides, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e cometas.

Viagem a Nebulosa de Órion

Uma viagem imaginária conduzirá o espectador, após atravessar rapidamente boa parte do Sistema Solar, ao espaço interestelar, na direção da Nebulosa de Órion; a 1.140 anos-luz de distância da Terra, para assistir, ali, ao nascimento de algumas estrelas.

O Planeta Vermelho

Ao som de belíssimas músicas clássicas a viagem ao planeta Marte inicia-se após a descrição de algumas das mais interessantes constelações de nosso Céu como: Escorpião, Virgem, Leão, Ursa Maior e Gêmeos. Nesta primeira parte é mostrado a Eclíptica (caminho do Sol, da Lua e dos planetas) e o movimento da Esfera Celeste.

Tainá-Kan (Estrela da Manhã)

Tainá-Kan é um pequenino indígena que amava a floresta onde vivia e se divertia com os outros amigos. Em uma de suas aventuras, ele inicia um diálogo com a Lua que lhe faz muitas revelações e o leva para uma viagem pelo Sistema Solar. O garotinho conhece os planetas de perto, descobre aspectos curiosos sobre eles. Finalmente, conhece melhor a Lua e fica preocupado em que a Terra venha ter um destino semelhante, com uma superfície sem água, sem ar e sem florestas. Ao retornar, a Lua ainda o encoraja dizendo-lhe para confiar na inteligência da humanidade, que saberá viver na Terra em harmonia com a natureza.

O Príncipe Sem Nome

Um menino vivia sozinho em um planeta deserto e nada de interessante acontecia lá, o céu estava sempre coberto de nuvens e não se via as estrelas. Um dia um viajante espacial proveniente da Terra - Álex e seu cachorro Póllux - pousaram em seu planeta. Álex, Póllux e o Príncipe partem do planeta, em uma nave espacial, e juntos irão conhecer as constelações, as estrelas, os planetas do Sistema Solar, o Sol, visitarão a superfície da Lua e finalmente chegarão à Terra.

Uma aventura no céu

Um menino chamado Gustavo se encanta com o céu estrelado e começa a imaginar as figuras das constelações. Ele cria uma aventura, na qual se torna o comandante da constelação do Navio e captura animais no céu. Nessa aventura, Gustavo conhece constelações, planetas do Sistema Solar e um cometa.

Serviço:

Agendamento de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h.

Sessões somente para turmas escolares de terça a sexta-feira.

Valor do ingresso: inteira R$ 8,00, meia R$ 4,00