roadshow carreta.jpg

UFG recebe projeto estruturado em carreta movida a energia solar

Em 01/08/22 13:11.

Iniciativa visa levar educação ambiental e conhecimento em energias renováveis à população

Texto: Michely Moura Loures

 

A energia solar é uma fonte de energia renovável e inesgotável e de grande importância para a preservação do meio ambiente e a crescente demanda de abastecimento energético. Baseado nessa ideia, chega a Goiânia entre os dias 1 e 5 de agosto de 2022, no estacionamento do prédio da Engenharia Mecânica, no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), o Roadshow ABGD - Huawei. O evento, que tem o apoio da UFG, é realizado pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), com patrocínio da Huawei Solar, Risen, S.S.M., CorSolar e, como apoiador, Digital Air. 

O projeto é estruturado em uma carreta que já percorreu 30 mil quilômetros em mais de 60 municípios, capacitando por volta de 30 mil alunos em geração de energia renovável solar. Tema relevante, já que do ponto de vista ambiental, a energia solar é gerada sem emitir gases responsáveis pelo efeito estufa, sendo uma energia alternativa, limpa e renovável. Em um mundo tomado pelo avanço industrial, que em geral utiliza gases poluentes e prejudiciais ao meio ambiente e a população mundial. 

O professor da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da UFG, Marcelo Stehling de Castro, coordenador local do evento da cidade de Goiânia, diz que “a oportunidade de trazer o Roadshow da ABGD - Huawei veio de encontro à filosofia da Escola de Engenharia de se aproximar das tendências e práticas do mundo moderno: difundir e utilizar soluções sustentáveis para construção, descarte de resíduos e geração de energia”, afirma. Com a participação da UFG, Goiânia agora tem a oportunidade de expandir esse tipo de conhecimento à população. 

A unidade móvel contém sala de aula e uma casa com cozinha e lavanderia, totalmente equipada, abastecida por um sistema de microgeração de energia fotovoltaica distribuída, utilizada para as atividades demonstrativas em apresentações. Os participantes têm contato com um sistema fotovoltaico durante o curso, e a energia gerada pelos equipamentos abastece uma sala interativa, onde o aluno consegue compreender o ciclo da produção ao abastecimento. 

Marcelo explica ainda que as soluções sustentáveis que o evento contempla são de extrema importância para nossa sociedade. “A UFG e o estado de Goiás têm ampliado significativamente o uso de geração de energia fotovoltaica, reduzindo as emissões de carbono e ajudando a diminuir o efeito estufa e o aquecimento global, que estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da  [Organização das Nações Unidas] ONU”, diz.

O evento é aberto para toda sociedade de forma gratuita, necessitando somente de inscrição, disponível para todos (https://www.sympla.com.br/evento/goiania-go-roadshow-2022/1633957). Além do conhecimento técnico que pode ser adquirido, Marcelo ainda acrescenta que há um aspecto social importante de arrecadação de alimentos para serem distribuídos à população carente. 

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias EMC