Angelita

UFG firma cinco acordos com universidades de Portugal

In 19/07/22 12:09 .

Atualmente a Universidade contabiliza 15 acordos vigentes com IES do país europeu

Texto: Janyelle da Mata

Fotos: Divulgação SRI/UFG

Em virtude do XXXI Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que ocorreu na Universidade de Coimbra, de 12 a 14 de julho, a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, e a secretária de relações internacionais (SRI-UFG), Laís Forti Thomaz realizaram uma missão acadêmica a Portugal.

Na ocasião, foram feitas visitas a Universidades localizadas também em Lisboa e no Porto, além da anfitriã do encontro, Universidade de Coimbra (U. Coimbra). Como resultado desta missão, foram  firmados cinco acordos com universidades portuguesas: ISCTE, Universidade Lusófona, Universidade de Maia, Instituto Politécnico do Porto e com a própria Universidade de Coimbra.

Reitora da UFG, Angelita de Lima e Presidente do P. Porto, Paulo Pereira

As representantes da UFG também visitaram o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). Há com o Instituto  Politécnico do Porto grande interesse em Inteligência Artificial (IA), que é destaque no portfólio da UFG, segundo Lais Thomaz.

Angelita
Reunião de reitores de universidades brasileiras e de países da África

Durante a viagem, a Universidade também participou de duas reuniões paralelas. A primeira reuniu reitores de universidades portuguesas e brasileiras e a segunda reitores de universidades brasileiras e de países africanos. “Foram ambas muito produtivas, onde a UFG teve um protagonismo importante, de fazer mobilidade, e também, pesquisas conjuntas com essas universidades”, afirmou a secretária de relações internacionais.  A UFG possui atualmente 15 acordos vigentes com Universidades portuguesas e 8 com Moçambique.

angelita
Reitores da Universidade Lusófona e UFG assinando o acordo

Laís ressaltou a importância da participação da UFG no encontro da AULP. Ela pontuou a rapidez da assinatura dos acordos, além da possibilidade de consolidação de novos tratados. A Universidade também teve a oportunidade de socializar, de forma inédita, com instituições de ensino superior de Angola e outras de Moçambique, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde. “A UFG marca sua presença no mundo, sendo apta a colaborar e cooperar mais com esses países, descobrindo melhores técnicas de pesquisa e melhores soluções para problemas comuns” conta Lais.  A UFG já possui 15 acordos vigentes com Portugal, sendo este o país com o qual a universidade tem mais parcerias e com Moçambique são 8 acordos.

Fonte: Secom UFG

Categorie: Notícias SRI