DSC_0697 2.JPG

Gestores participam do II Encontro de Planejamento UFG 2022-2025

In 01/07/22 22:03 .

Atividade realizada pela Secplan visa zelar pela ação estratégica dos órgãos administrativos da universidade

Texto: Caroline Pires - Secom/UFG

Fotos: Wesley Menezes - Reitoria Digital/UFG

Marcando os seis meses da nova gestão foi realizada na manhã de hoje, 1º de julho, o II Encontro de Planejamento UFG 2022-2025, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das ações dos órgãos administrativos da instituição. A realização desse tipo de evento, iniciada na última gestão da UFG, tem se tornado rotina por permitir que não só a estipulação do planejamento da instituição mas, principalmente, a sua permanente discussão e acompanhamento.

DSC_0616.JPG

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, entende que a realização desses encontros é fundamental para que o crescimento e a excelência da universidade sejam preservadas

Na abertura do evento a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, ressaltou a necessidade permanente de momentos como esse e da importância do envolvimento de todos no planejamento. Em sua fala, a professora ainda afirmou que a premissa mais importante na atuação da universidade se refere a graduação. "Queremos reafirmar o nosso compromisso com o ensino, pois ele é fundamental e atravessa tudo o que nós fazemos em nossa universidade. Por isso essa área nunca teve deixar de ser prioritária", frisou.

O vice reitor da UFG, Jesiel Carvalho, convidou a todos a se envolverem na tarefa da aplicação do planejamento, que pode ficar prejudicada pelos cortes orçamentários. "O plano de gestão foi construído em consulta com a comunidade e vamos trabalhar intensamente para a sua efetividade", pontuou. Apesar das dificuldades políticas atuais, o vice reitor agradeceu imensamente o empenho da equipe da Secplan não só para a realização do evento, mas pelo apoio para que uma cultura do planejamento seja adotada de de maneira permanente na Universidade.

Iniciando os trabalhos da manhã, o secretário da Secretaria de Planejamento da UFG, Vicente Rocha, reforçou que para realizar os trabalhos da área é fundamental partir do pressuposto da análise do cenário no qual a instituição está inserida. "Fazemos uma leitura do cenário externo, interno e levando em consideração as oportunidades e ameaças, bem como os pontos fortes e de melhoria, sempre tento como norteador a missão da Universidade", afirmou.
Maria Tereza Godoy iniciou sua fala reforçando que planejamento não é algo que se faz apenas uma vez no ano e cada área segue com as suas ações. Na ocasião, ela apresentou o mapa estratégico da gestão e lembrou a importância da comunicação. "Porque não começar os eventos e reuniões lembrando de quem somos e de onde você quer chegar? Isso aos poucos vai fazendo uma grande diferença", defendeu.

DSC_0476.JPG

Prof. Vicente Rocha destacou que o conhecimento dos objetivos estratégicos específicos é essencial e deve ser constantemente retomado

Em seguida, foram apresentados os objetivos estratégicos de cada uma das grandes áreas que constituem o plano estratégico da Universidade. Durante a apresentação, os participantes puderam dar suas contribuições para que o mapa estratégico possa refletir a realidade atual da UFG. Por fim, o presidente da Comissão de Planejamento e Avaliação (CPA), Paulo Henrique Cirilo, apresentou como é feito o processo de construção dos indicadores estratégicos. Ele destacou que a internacionalização é umas das áreas que mais se destaca com relação a excelência e ao bom atendimento dos indicadores definidos. "O processo de evolução da Universidade se torna razoável a medida em que há o envolvimento da equipe envolvida nos indicadores estratégicos específicos", explicou. Ao final, cada Pró-reitoria e Secretaria indicou um representante para atuar junto ao Sistema de Planejamento Estratégicos e de Projetos (SIPEP), permitindo o contato mais próximo com a Secplan durante a execução das etapas previstas no planejamento de seu órgão administrativo.

DSC_0500_2.JPG

Vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, recebeu os gestores motivando-os a participar ativamente das discussões da manhã

DSC_0579.JPG

Atividade foi realizada no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia