15 anos PPGAGRO

PPGAgro da Escola de Agronomia da UFG comemora 15 anos

In 29/06/22 11:06 .

Cerimônia fez homenagens aos colaboradores e discentes do programa

Texto: Yandria Rayellen*

A cerimônia de comemoração dos 15 anos do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio (PPGAgro) ocorreu na manhã de sexta-feira (24/6), no Auditório Professor Roland Vencovsky, na Escola de Agronomia (EA) da UFG. Além de celebrar o marco histórico, homenagear colaboradores do programa, a reunião abordou conquistas do PPGAgro desde sua criação, e conversou sobre aspectos que precisam ser melhorados. 

Criado em 2006, o programa surgiu com o propósito de atender as demandas de pesquisas sobre os fatores que alteram a competitividade e a dinâmica do agronegócio regional, sob o enfoque da sustentabilidade, economia, e de questões sociais e ambientais. Na composição da mesa de abertura do evento, ao lado da reitora da Universidade, Angelita Pereira Lima, estavam presentes o pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPGR), Wilson José Flores Junior, o diretor da Escola de Agronomia, Marcos Gomes da Cunha, o vice-diretor da Escola de Agronomia, Claudio Fernandes Cardoso, e a vice-coordenadora do PPGAgro, Francine Neves Calil. 

Na abertura do evento, a reitora Angelita Pereira enfatizou que comemorar o PPGAgro é, na verdade, celebrar aquilo que a Universidade tem de melhor, que é a pesquisa, o engajamento da pesquisa e o debate. A reitora também reiterou que é um privilégio estar no epicentro do debate do que é o desenvolvimento do nosso Estado e nosso país, mesmo isso não sendo uma tarefa fácil. 

Parabenizando todos os estudantes, docentes, pesquisadores, coordenadores e diretores do programa, a reitora concluiu seu discurso afirmando o orgulho da administração superior para com a Escola, que, apesar da grave situação advinda do bloqueio orçamentário por parte do Governo Federal, tem motivos para celebrar seus feitos, história e compromisso com o programa. “O PPGAgro, em razão aos cortes orçamentários, sofre principalmente com relação às bolsas ofertadas pelo programa, mas segue lutando e resistindo ao obstáculo que tem passado junto com a UFG”, afirmou a reitora. 

O Programa, que conta com 19 docentes e aproximadamente 50 discentes em níveis de mestrado e doutorado, possui nota quatro na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O professor Wilson José enfatizou que apesar do momento não ser o mais propício, dadas a todas as dificuldades conhecidas, é uma satisfação enorme poder comemorar os 15 anos do programa. “A PEC-PG [Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação] está sempre de portas abertas procurando não só ajudar, mas também acompanhar e apoiar todas as iniciativas que venham e que estejam no tempo daquilo que a gente possa fazer.”

Marcos Gomes, diretor da Escola de Agronomia, afirmou que desde o início da Escola os problemas foram desafios para construir algo melhor, e que apesar dos momentos ruins e dificuldades que o programa enfrenta e pode vir a enfrentar, é necessário sim comemorar esse marco histórico. O professor disse ainda que o programa vai além de qualificar as pessoas, mas consegue também difundir o conhecimento adquirido. 

Um dos objetivos no planejamento estratégico do programa foi inaugurado ao longo da semana de celebração dos 15 anos do PPGAgro: a internacionalização do programa. A Escola inaugurou um espaço para abrigar e dar suporte aos alunos estrangeiros.


Para saber mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Agronegócio, acesse https://ppgagro.agro.ufg.br/.

*Estagiária de Jornalismo da Secom UFG, sob supervisão de Kharen Stecca e orientação de Silvana Coleta

Fonte: Secom UFG

Categorie: Notícias