A22-DLOG-111_-_CAPA_DE_NOTICIA_300X180PX_-_Conscientização_sobre_o_levantamento_patrimonial_na_UFG-01.jpg

UFG agora conta com APP para facilitar o Inventário Patrimonial

In 20/06/22 09:58 .

Até 15/7, UFG realiza levantamento com ferramenta desenvolvida pelo Cercomp

Texto: Caroline Pires

A concepção de que a obrigação pelo levantamento anual de bens móveis da UFG se restringe a figura do agente patrimonial é uma visão que dificulta a realização dos trabalhos de forma completa e ampla. Visando romper este paradigma, a Diretoria de Logística (DLOG) convida todos os servidores da UFG, sejam eles técnico-administrativos ou docentes, a se envolverem no processo de cadastramento dos bens da sua lotação por meio de uma nova ferramenta: o App Inventário Patrimonial UFG. O aplicativo estará disponível para cadastro de bens entre os dias 6 de junho e 15 de julho, e já pode ser baixado nas versões iOS ou Android.
A diretora do DLOG, Maria Lubélia Brandão Benevides, explica que um controle patrimonial eficiente é o grande responsável pela correta tomada de decisões, no planejamento de aquisições, substituição de equipamentos e contratação de mão de obra. “Justamente por isso, é necessário o envolvimento de todos visando desenvolver o senso de colaboração com a exaustiva atividade exercida pelo agente patrimonial, especialmente nas maiores unidades acadêmicas da universidade, que precisam catalogar um grande volume de informações”, afirmou.
Segundo ela, é essencial que durante o dia a dia das rotinas de trabalho todos os servidores estejam atentos à entrada e saída de bens em suas unidades, sempre zelando pelo registro das movimentações no sistema. “Todos os servidores são corresponsáveis pelos bens localizados na sua unidade ou órgão. Esta pequena atitude diária facilita muito o trabalho dos agentes patrimoniais”, concluiu.
Vale lembrar que ao tomar conhecimento de algum dano físico, extravio, roubo ou uso indevido de bens da universidade, é dever do servidor informar a situação à DLOG, pelo email diretoria.dlog@ufg.br, sob pena de responsabilização nas esferas administrativas cível e criminal, na forma da lei.

Facilidade na palma da mão
O App Inventário Patrimonial UFG começou a ser desenvolvido ainda em 2019, antes da pandemia da Covid-19, e é mais uma ferramenta criada pela Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI) por meio do Centro de Recursos Computacionais (Cercomp) e a para facilitar a dia a dia da comunidade universitária. O secretário da SeTI/UFG, Leandro Oliveira, explica que para 2022 o aplicativo permitirá o aproveitamento de dados do último levantamento presencial, realizado há 3 anos, permitindo a busca pelo número de tombamento. “Com esse dado em mãos, só é preciso então confirmar a situação do bem, se em uso, ocioso ou com defeito; e a localidade”, explicou.
O diretor do Cercomp, Igor Vieira, destaca que o pressuposto básico da criação do aplicativo é garantir o cadastro das informações de forma ágil e intuitiva. “O app significa agilidade, fidedignidade e transparência na coleta dos dados do Levantamento Patrimonial na universidade”, completou. Vale lembrar que o aplicativo pode ser utilizado sem internet e que consome um pequeno espaço de memória no celular.

A22-DLOG-111_-_POST_800X800PX_-_Conscientização_sobre_o_levantamento_patrimonial_na_UFG-01.jpg

Categorie: Notícias CERCOMP DELOG