Maria Sylvia Zanella di Pietro é terceira Doutora Honoris Causa da UFG

En 01/06/22 22:33 .

Professora da USP e colaboradora da pós-graduação na UFG é referência na área de Direito Administrativo no Brasil

Texto: Kharen Stecca

Fotos: Andréia Barra

A Universidade Federal de Goiás realizou no dia 1 de junho de 2022 a cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa à professora Maria Sylvia Zanella di Pietro. A professora é uma das maiores autoras da área do Direito Administrativo hoje no Brasil. Ela é a terceira mulher a ser agraciada com o título pela UFG, após a poetisa Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, mais conhecida pelo pseudônimo Cora Coralina, e a professora Ana Primavesi, grande estudiosa da agroecologia.

Doutor Honoris Causa

O professor da Faculdade de Direito e também da Pós-graduação em Direito e Políticas Públicas, Fabrício Mota, da qual Maria Sylvia é também professora colaboradora, realizou o discurso de saudação à professora. Ele lembrou que Maria Sylvia se une agora às duas Anas com títulos de Doutor Honoris Causa na UFG, cada uma delas Ana Lins, a Cora Coralina, com sua poesia, Ana Maria Primavesi com sua cientificidade.

Ele destacou as diversas obras da professora, entre elas o livro Direito Administrativo, que está indo para sua 35ª edição e que foi utilizado por gerações e “continua sendo farol seguro para iluminar os nem sempre claros caminhos da relação entre Estado e cidadão”. “Maria Sylvia é uma celebridade muito antes das redes sociais”, destacou o professor. Seus livros tratam dos temas com elegância e simplicidade. Ele lembrou que só no Google Scholar a professora tem mais de 35 mil citações mapeadas e é um dos nomes mais pesquisados no tema.

Maria Sylvia foi procuradora do Estado de São Paulo e depois professora de magistério superior na Universidade de São Paulo. Segundo o professor, o que levou a UFG a entregar esse título à professora não é apenas seu trabalho relevante na área do Direito, mas sua linha condutora de pensamento jurídico, centrada na proeminência do cidadão, contrária a toda forma de capricho, abuso ou perseguição por parte do Estado.

A vice-diretora da Faculdade de Direito da UFG, Silzia Alves, também saudou a professora em nome do Diretor José Quirino que por motivos de saúde acompanhou remotamente a cerimônia. A professora lembrou a importância de contar com Maria Sylvia no quadro de colaboradores da Faculdade de Direito, lembrando a grandeza de suas obras na área de Direito Administrativo.

Doutor Honoris Causa

Em seu discurso, Maria Sylvia Zanella agradeceu o título e lembrou Aristóteles: “A grandeza consiste não em receber honras, mas em merecê-las”. A professora ressaltou a coincidência de receber o título na data em que sua mãe faria aniversário: “Ela que me colocou no mundo e no rumo certo para que me transformasse em tudo aquilo que sou”. Também lembrou de seu marido Walter (in memorian) que a acompanhou durante toda a sua carreira. Ela ressaltou que ao receber esse título tem um retrato dela mesma em todas as etapas de sua carreira. Contou sobre os livros que escreveu manualmente à época e do quanto precisou vencer a timidez em seu trabalho. Também ressaltou que receber o título após Cora Coralina e Ana Primavesi é motivo de muito orgulho para ela. Lembrou também de Miguel Reale, outro Doutor Honoris Causa da UFG que foi um de seus professores, deixando grande legado aos brasileiros.

A reitora da UFG, Angelita Lima, ressaltou que ao conceder o título de Doutor Honoris Causa à Maria Sylvia Zanella, também torna-se guardiã de sua trajetória e de sua memória. Agradeceu a sinceridade e generosidade da professora ao contar sua história: “Precisamos preservar essas memórias, contar a outras gerações porque fizemos essas escolhas”. Angelita também destacou a defesa da cidadania que a professora faz de forma absolutamente comprometida. Ela ressaltou que a cerimônia é um reconhecimento de toda sua trajetória e que esta trajetória inspira outras mulheres a também ocupar espaços de destaque se assim o quiserem.

Doutor Honoris Causa MARIA SYLVIA ZANELLA

Confira a cerimônia no Youtube da UFG Oficial