Conpeex 2022 será 100% presencial

En 01/06/22 09:54 .

A submissão de trabalhos pode ser feita entre os dias 20 de junho e 31 de agosto

Texto: Caroline Pires

O maior evento acadêmico da Universidade Federal de Goiás volta a ser integralmente presencial neste ano. O Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) realiza a sua 19ª edição, entre os dias 22 e 25 de novembro, com a temática ”Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, em consonância a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Inovação. Apesar do evento só ser realizado no mês de novembro, os interessados em participar com apresentação de trabalho já devem se planejar para a submissão, que começa no dia 20 de junho. O Conpeex é gratuito e traz uma extensa programação, que envolve desde palestras científicas, a oferta de serviços e apresentações culturais.

A pró-reitoria de extensão e cultura da UFG, profa. Luana Ribeiro, lembra que o evento é uma das maiores demonstrações da vitalidade e do impacto da instituição na sociedade. “O Conpeex demonstra o compromisso social e científico da universidade e cria uma ponte entre a UFG e a comunidade externa, que é convidada a participar e se envolver nas atividades durante os quatro dias”, afirmou. Segundo ela, o evento é uma oportunidade única não só para a divulgação da produção científica, mas também para a promoção do intercâmbio científico e cultural. “As atividades do Conpeex são abertas para toda a sociedade. Visitantes podem circular pela UFG e conferir de perto as pesquisas que representam o retorno do investimento recebido pela universidade”, complementou a coordenadora do evento, profa. Liana Jayme.

As inscrições para a participação como ouvinte também começam no dia 20 de junho e seguem até 20 de novembro. Todas as informações e modalidades de inscrição estão disponíveis em eventos.ufg.br/conpeex2022. Os inscritos, com ou sem apresentação de trabalho, deverão imprimir o QR Code de identificação, que é obtido no ato da inscrição, e será usado para credenciamento e aferição de frequência. Em caso de dúvidas, é possível se comunicar com a organização do evento pelo link de Fale Conosco disponível no site.

Histórico de sucesso
Resultado do trabalho em parceria realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), o Conpeex é marcado pela inovação e intensa participação da comunidade. Mesmo durante os momentos mais graves da pandemia da Covid-19 da UFG, o evento continuou a ser realizado de forma remota, demonstrando a sua importância para para ampliar as contribuições no campo científico e tecnológico. Inclusive, é possível constatar o aumento na quantidade de inscrições quando o evento passou a adotar o formato on-line.

Também nos últimos anos, o evento adotou um novo formato de diagramação dos seus Anais, produzidos pelo Ciar/UFG, o congresso ampliou ainda mais a participação popular com a criação do Concurso Audiovisual, coordenado pela Proec, e a inclusão da Mostra UFG de Inovação em Tecnologias, gerenciado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI). Já com as Rotas de Ciência e Cultura, a participação da Rádio Universitária, com programação diurna, e a Fundação RTVE, com o Programa Conexões Jovens, apresentado ao vivo, o Conpeex construiu pontes ainda mais sólidas com a sociedade e a comunidade acadêmica. Vale lembrar ainda que, abraçando o projeto “UFG Sustentável”, nos anos em que as atividades foram presenciais, todo o processo de credenciamento, identificação e registro foi por meio de QR CODE.

Categorías: Notícias Proec