_UFG6932.jpg

Estudantes da Faculdade de Medicina dão as boas-vindas aos ingressantes 2022/1

在 23/05/22 11:55 上。

Reitora da UFG participou do evento, dividiu sua trajetória acadêmica e incentivou os participantes a defenderem o SUS e a Universidade Pública

Texto: Caroline Pires

Fotos: Andreia Barra

_UFG6932.jpg

Abrindo as portas da Universidade Federal de Goiás (UFG) para os 110 novos estudantes ingressantes no curso de Medicina, o Teatro Asklépios estava em clima de festa, nesta segunda-feira, 23/5, véspera de feriado. A comissão da SeReCa deu início aos trabalhos reforçando a necessidade de se conhecer a instituição para que se consiga usufruir de tudo o que uma universidade pública oferece. As atividades foram iniciadas no sábado, com a cerimônia do jaleco. Palestras e momentos de confraternização seguem até sexta-feira.
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, prestigiou o evento dividindo com os presentes a sua jornada para formação profissional e a importância de que cada um seja um porta-voz da instituição. "Além de extremamente bem rankeada em índices dos mais diversos, a UFG é umas das 50 universidades no mundo de maior publicação científica", afirmou. "Segundo ela, é necessário começar a apresentar a Universidade pela área de comunicação, uma vez que é fundamental utilizar esses espaços para a divulgação do alcance da UFG e reforço desde lugar de fala como luta pela garantia de uma saúde pública de qualidade e que valorize o Sistema Único de Saúde. "Deixo aqui desde já o convite para que todos vocês se envolvam com os meios de comunicação e que busquem ir além deste prédio", aconselhou.

_UFG6970.jpg

Após a sua apresentação a reitora tirou as dúvidas dos participantes.

A reitora trouxe o dado de que apenas 15% da juventude brasileira acessa o nível superior, o que está muito abaixo da média dos outros países da América Latina, que gira em torno de 40%. "É um direito constitucional vocês estarem aqui, não é um privilégio. Estamos aqui levando a universidade pública e o seu impacto a toda a sociedade". Em sua fala, a reitora apresentou ainda os órgãos administrativos da universidade e reforçou o desafio de viabilizar o funcionamento, especialmente da graduação, com os recursos atuais. "O que fazemos é que esse modo contínuo da Universidade se perpetue em uma perspectiva humanística. Crie os mecanismos e gere o seu pertencimento neste lugar. Vocês a partir de agora são a UFG", concluiu.

A Semana de Recepção dos Calouros é um projeto de extensão pertencente ao Centro Acadêmico XXI de Abril (CAXXIA)  da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás e tem como objetivo apresentar a UFG e a Faculdade de Medicina aos novos alunos, bem como as autoridades, as instituições, o próprio curso e integrá-los à vida acadêmica. Para isso, realizamos alguns eventos tradicionais, como a Cerimônia do Jaleco e a própria Semana de Recepção dos Calouros (SeReCa), que acontece na primeira semana de aula dos alunos e é feita por meio de palestras, rodas de conversa, gincanas, feira de ligas e projetos acadêmicos, tours pela universidade, entre outras atividades.

_UFG6975.jpg

_UFG6980.jpg