instituto confúcio

Instituto Confúcio realiza concurso cultural

Sur 20/05/22 16:00.

Prêmios foram para categorias escrita de ideogramas chineses e canto de canções chinesas

Texto: Janyelle da Mata

Com quase três anos, o Instituto Confúcio de Medicina Chinesa, colaboração da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Hebei e da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin, promoveu as premiações de escrita de ideogramas chineses e o primeiro concurso de canto de canções chinesas. Ao todo foram oito prêmios entregues e uma menção honrosa. O evento ocorreu às 15h na terça-feira (19/5) no auditório Professora Maria Antônia França Gonçalves na Faculdade de Letras (FL). 

A mesa diretiva foi composta pelo pró-reitor de Graduação, Israel Elias Trindade, no ato representando a reitora, Angelita Pereira Lima, pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Luana Cássia Miranda Ribeiro, a secretária adjunta de Relações Internacionais, Rejane Faria Ribeiro-Rotta, no ato representando a secretária de Relações Internacionais, Laís Forti Thomaz. 

Também compuseram a mesa o diretor da Faculdade de Letras, Jamesson Buarque de Souza, a vice-coordenadora do Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Michele Dias da Silva Oliveira, no ato representando a diretora da Faculdade de Enfermagem (FEN), Camila Cardoso Caixeta e o coordenador do evento e diretor brasileiro do Instituto Confúcio, Francisco José Quaresma de Figueiredo.

instituto confúcio

 

Em sua fala, Francisco Quaresma lembrou que o Instituto Confúcio da UFG é o único da América Latina a oferecer além do cursos de línguas e cultura, o curso de Medicina Tradicional Chinesa. Ele também ressaltou a importância do centro para toda a comunidade do câmpus, mas em especial para a FL e a FEN que estão em parceria na oferta das aulas do Instituto. A Faculdade de Enfermagem oferta aulas de introdução à medicina tradicional chinesa, acupuntura e Tai Chi. Já a Faculdade de Letras oferece aulas de escrita de ideogramas e Mandarim 1, 2 e 3.

O pró-reitor de Graduação, Israel Elias agradeceu a ciência pela produção da vacina da covid-19, que proporcionou a volta dos eventos presenciais. Ele salientou a importância do Instituto Confúcio para a integração da UFG com universidades estrangeiras para o contato de novas culturas e vivências. O pró-reitor parabenizou também o professor Quaresma e equipe pelo trabalho no Instituto, mesmo enfrentando o remoto durante a pandemia. 

Os prêmios foram entregues pelos componentes da mesa diretiva. No concurso de canto, o primeiro lugar ficou com a Heloísa Firmino Lemos; Caio Augusto Damião Franco obteve menção honrosa. Já no concurso de escrita de ideogramas chineses, o primeiro lugar foi ocupado por Felipe Pessoa da Silva e por Gabriela Rodrigues Pereira.  

 

 

Source: Secom ufg

Catégories: Notícias FL