agrocentro2022.jpg

Aberta Agro Centro-Oeste Familiar 2022

In 19/05/22 09:05 .

Necessidade e esperança de novas perspectivas para a agricultura familiar marcaram a solenidade

Texto: Juliana dos Anjos - IFGoiano

O Instituto Federal Goiano realizou, na noite desta quarta-feira, 18, a cerimônia oficial de abertura da feira Agro Centro-Oeste Familiar 2022. A solenidade aconteceu no auditório do IF Goiano – Campus Ceres e reuniu gestores do IF Goiano e instituições parceira, produtores rurais, autoridades e estudantes. O evento segue até sábado, 21.

A cerimônia foi iniciada com apresentação da Banda Sinfônica Jovem de Goiás, sob a regência do Maestro Gustavo Agrípio. A orquestra animou o público com interpretações de clássicos, que foram do sertanejo ao pop.

Os discursos da noite foram pautados pela a necessidade e a esperança de novas perspectivas para a agricultura familiar. Em sua fala, o reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, ao decretar aberto o evento, propôs uma reflexão sobre o período pandêmico pelo qual estamos passando. De acordo com o gestor, é o momento de resistir, fortalecer a educação, reorganizar e dizermos não a muitas mazelas que estão acontecendo.

Na mesma linha, o diretor do IF Goiano – Campus Ceres, Cleiton Mateus, destacou o trabalho das instituições de ensino em prol da agricultura familiar. “Precisamos de defensores das nossas instituições para que continuemos formando com qualidade e eficiência”, afirmou.

Para a pró-reitora de Extensão, Geísa D’Ávila Ribeiro Boaventura, aliada à Educação, está a Extensão e o diálogo. A gestora explica que a Feira Agro Centro-Oeste Familiar se consolida como um espaço educativo e de diálogo acerca dos desafios apresentados pelo setor. Destacou também a importância da agricultura familiar ser tratada como pauta.

Em sua fala, a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Lima, o momento é de recuperação. A gestora defendeu o retorno de investimentos na ciência e em políticas públicas. De acordo com Angelita, gestores municipais que investiram na agricultura familiar tiveram mais facilidade de superar crises econômicas. Já o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Antônio Cruvinel Borges Neto, destacou a importância da interiorização do evento, que a partir de 2014 passou a ter edições em instituições no interior do Estado.

Também discursaram durante a cerimônia o gerente de Extensão do Campus Ceres e presidente da Comissão Organizadora do Evento, Fausto de Melo Faria Filho, e a presidenta da comissão organizadora da Semana Acadêmica do Campus Ceres, Camila Alves Ferreira. Além dos presidentes da Emater, Fetaeg, Fetraf Goiás, Federação Goiana dos Municípios e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ceres e representante do MST.

DSC_0117.jpg

Programação

Parte das atividades da Feira teve início no período da tarde da quarta-feira, 18. Quem visitou o evento neste primeiro dia pode conferir a feira livre de comercialização de produtos dos agricultores familiares, a exposição de plantas medicinais e aromáticas e a unidade demonstrativa de Automação de baixo custo para sistemas de Irrigação. Todas essas ações estarão disponíveis até sábado, 21.

Fez parte da programação também a exposição e comercialização de orquídeas, que estará disponível ao público até sexta-feira, 20. Os ciclos de palestras, oficinas e apresentações culturais também se iniciaram na quarta-feira, 18.

Categorie: Notícias EA

URL correlato: https://ifgoiano.edu.br/home/index.php/component/content/article/57-destaque/20284-aberta-agro-centro-oeste-familiar-2022.html