Novo HC UFG

FCT elabora projeto de reestruturação do espaço de atendimento do HC

Em 16/05/22 10:59.

Estão sendo implementadas medidas que visam maior conforto e comodidade para pacientes

O curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (FCT/UFG) - Câmpus Aparecida, em parceria com a comissão de membros internos do Hospital das Clínicas da UFG, desenvolveu a proposta para estruturação do novo espaço de atendimento. O projeto foi entregue em junho de 2021 e desde então está sendo implementado. O espaço passou por ampla reforma com implementação de um ambiente climatizado, assentos ergonômicos, painéis de senhas e televisores que trará mais conforto e comodidade para o público do HC. 

A ação faz parte do projeto de extensão "Aplicação de Metodologias de Engenharia de Produção em Ambiente Hospitalar" coordenado pelos professores do curso de Engenharia de Produção da FCT, Marcelo Nunes Fonseca e Tiago dos Santos Almeida.  

O projeto conta a participação de bolsistas discentes de graduação e pós-graduação em Engenharia de Produção e em Arquitetura e Urbanismo. O objetivo era fazer estudos computacionais em ambientes hospitalares, utilizando softwares para estudos referentes à layout, movimentações, operações, redução de desperdícios, estudos econômico-financeiros e otimização levando em conta a viabilidade financeira, fluxo de pacientes e profissionais, afim de melhorar o uso do espaço. 

 

Hc antes

Espaço de atendimento ao público do HC/UFG antes

 

HC depois
Espaço de atendimento ao público do HC/UFG durante a execução do projeto

 

 

Cooperação entre FCT e HC 

O termo de cooperação é fruto dos resultados obtidos com o projeto "Planejamento das atividades de transferências para o novo edifício de internação" coordenado pelos mesmos professores entre 2019 e 2020. O projeto foi responsável pelo suporte ao processo de transferência e logística das antigas instalações do HC para o seu novo complexo hospitalar de 44.000 m2 e 600 leitos. Os resultados obtidos foram tão satisfatórios que permitiram a continuidade da parceria entre a FCT e o HC neste novo projeto. 

O termo de cooperação foi assinado pelo diretor da FCT, Júlio Cesar Valandro Soares, na presença da gerente-administrativa do HC, Claudieny Rodrigues Franco, dos coordenadores do projeto, Marcelo Nunes Fonseca e Tiago dos Santos Almeida. Participaram também a mestranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Catalão (UFCat), Tassiana Watanabe Ferreira, o estudante de Engenharia Mecânica, Danilo Rezende e o estudante de Arquitetura e Urbanismo, João Paulo de Oliveira Coutinho Albuquerque.  A expectativa da equipe do projeto é que esta pesquisa possa ser empregada em diferentes hospitais, na busca por melhorias no processo de gestão, além de produtos como relatórios técnicos, produções científicas e dissertações de mestrado. 

Fonte: FCT UFG

Categorias: Notícias FCT