capa de notícia.png

Farmácia Universitária da UFG presta serviços há quase 30 anos

En 16/05/22 10:15 .

FU/UFG atua na manipulação de diversos medicamentos, sejam eles alopáticos ou fitoterápicos

Texto: Caroline Pires

Quem passa diariamente pela praça universitária pode não se dar conta de que logo ao lado da Faculdade de Direito fica localizado um espaço que é referência, há mais de 30 anos, no atendimento farmacêutico, manipulação de medicamentos e qualidade do serviço. Para aqueles que fazem parte da comunidade UFG, e pacientes que possuem receituários emitidos pelo SUS, a notícia é ainda melhor: há descontos específicos para estes grupos. A Farmácia Universitária funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e na sexta-feira das 9h às 17h. Para dúvidas ou orçamentos, os interessados podem entrar em contato tanto presencialmente quanto por telefone, e-mail e pelo whatsapp: (62) 3209-6191.

A Farmácia Universitária conta com profissionais pós-graduados e docentes da Faculdade de Farmácia que atuam na manipulação de diversos medicamentos, sejam eles alopáticos ou fitoterápicos, além de florais de Bach e cosméticos, tudo produzido seguindo rígidos parâmetros de qualidade. Vale destacar ainda que são oferecidos serviços clínicos, como aferição da pressão arterial, glicemia capilar e temperatura corporal, além da dispensação orientada, e consulta farmacêutica, que colaboram com a promoção, manutenção e boa recuperação da saúde do paciente. Outro atendimento diferenciado da FU/UFG é a revisão da farmacoterapia, serviço que geralmente não é oferecido pela grande maioria das farmácias. A revisão da farmacoterapia permite que o farmacêutico realize uma análise, estruturada e crítica, sobre os medicamentos utilizados pelo paciente, visando diminuir a ocorrência de problemas relacionados à, por exemplo, uso de dosagens incorretas do medicamento ou desperdícios. Além disto, a FU/UFG desenvolve o projeto Farmácia Verde, que recebe de volta as embalagens utilizadas dos medicamentos que são produzidos lá, e encaminham para a reciclagem.

A farmacêutica coordenadora da FU/UFG, Ingrid Garcia Santana, destaca que a Farmácia Universitária tem um vasto campo de atuação e tem capacidade para trabalhar com uma demanda por produtos maior do que a atual. “Nossa farmácia atua tanto por meio de convênios e contratos, atendemos hospitais públicos e privados, como também comercializando produtos populares, como o gel de arnica e cremes hidratantes. Tudo com a máxima supervisão e zelo”, afirmou.

A FU também participa da execução de projetos de pesquisa, auxiliando no planejamento de estudos que demandam a manipulação de medicamentos, suplementos ou cosméticos de pesquisas vinculadas a programas de mestrado e doutorado da UFG e de outras instituições.
A equipe técnica da Farmácia Universitária possui também como atribuição a supervisão de estagiários da graduação em Farmácia, que têm a oportunidade de vivenciar uma parte de seu ensino da FU/UFG.

C22-FF-090_email-mkt.png

Categorías: Notícias Farmácia Universitária FF