antonio cipriano parafino goncalves

UFG recebe a visita de professor de universidade moçambicana

Em 06/05/22 09:40.

António Gonçalves busca ampliar acordos de internacionalização entre as instituições

O docente da Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique (UEM), António Cipriano P. Gonçalves, esteve em Goiânia nesta semana com o objetivo de estabelecer acordos de cooperação com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio de parcerias interinstitucionais.

O contato inicial se deu com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFG (PPGE/FE/UFG), em 2021, a partir das seguintes ações já realizadas: oferta de vagas em duas disciplinas do PPGE/FE/UFG para professores da UEM; realização de dois cursos de extensão para professores e estudantes da UEM, com presença de professores de outras instituições de ensino superior, sobre uso de tecnologias de gerenciamento de referências para pesquisas a partir da plataforma Mendeley, ofertado por um professor e uma estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (PPGE/FE/UFG); realização de aula aberta promovida pelo PPGE/FE/UFG em conjunto com professores da UEM intitulada: Aula Aberta sobre Educação em Moçambique; e oferta de uma disciplina no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM, por um professor do PPFE/UFG em conjunto com um professor da UEM.

Para dar continuidade às ações e ampliar as parcerias, o docente foi convidado para vir à UFG. Neste período o visitante cumpriu uma agenda de compromissos tais como visitas à Pro-Reitoria de Graduação; Pró-Reitoria de Pesquisa; Pró-Reitoria de Extensão; Secretaria de Relações Internacionais, dentre outros, em conformidade com a agenda disponível; reuniões técnicas para compartilhamento de informações, recursos e tecnologias no campo didático-político-pedagógico; participação de reuniões temáticas, palestras e grupos de estudos com os grupos de pesquisa liderados por professores da linha Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo do FE/UFG; visita à Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) e uma escola da rede, dentre outras atividades.

Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM)

A última semana de abril também marcou a participação da UFG na a primeira Reunião Presencial da Comissão Permanente de Pós-Graduação  (CP Posgrado) da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) após a pandemia, realizada na Universidade Nacional de San Luís, Argentina. Estiveram presentes representantes de universidades que integram a CP Posgrado e, pela UFG, a diretora de Mobilidade Internacional, Alexandra Nogueira da Silva, da Secretaria de Relações Internacionais, em representação ao Pró-Reitor de Pós-Graduação, Felipe Terra.

Entre as questões discutidas está a implementação do Banco de Avaliadores de Pós-Graduação da AUGM, que permitirá uma maior interação dos professores das instituições integrantes da AUGM . A proposta é facilitar a participação de professores convidados das instituições parceiras em atividades vinculadas à Pós-graduação, tais como, tribunais de defesa de teses, avaliação de programa, seleção de candidatos em chamadas ou editais de vários tipos, etc. A perspectiva é de que a próxima reunião da CP Posgrado aconteça na UFG.

AUGM_Posgrado_Alexandra_Argentina2022_1
Alexandra Nogueira da Silva durante reunião da AUGM