_UFG4681

Consuni aprova retorno presencial total para ano letivo de 2022

On 28/03/22 09:12 .

Exigências de vacinação contra a covid-19 e uso de máscaras na UFG estão mantidas

Texto: Fabrício Soveral
Foto: Carlos Siqueira

retorno

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Goiás (UFG) aprovou, em reunião ordinária, na sexta-feira (25/3), que todas as turmas de componentes curriculares e disciplinas da educação básica, graduação e pós-graduação, previstas para o ano letivo de 2022, sejam ofertadas na modalidade presencial.

O semestre 2022/1 da educação básica e da graduação na UFG começa no próximo dia 25 de maio de 2022. Para a pós-graduação, em caráter excepcional, as turmas já ofertadas para 2022/1 na modalidade remota ou híbrida, com atividades em curso, poderão ser mantidas nas suas respectivas modalidades.

A proposta foi apresentada pela gestão da UFG levando em consideração uma série de fatores que envolvem questões sanitárias e educacionais. Na área da saúde, o Grupo de Trabalho em Saúde e o Comitê Operativo de Emergência da UFG (responsáveis por estudos e recomendações de medidas preventivas contra a covid-19), publicou uma nota técnica indicando uma queda significativa do número de casos e mortes em Goiás, além da informação de que 74,2% da população acima de cinco anos no estado está com o esquema vacinal em dia.

Na área educacional, o pró-reitor de Graduação, Israel Trindade, falou que o amparo legal que a Universidade tem para o ensino remoto (no momento) é somente até o ano letivo de 2021. Ele também citou pareceres de conselhos nacionais de educação que demonstram a importância da presencialidade das aulas.

A reitora Angelita Pereira de Lima disse que a aprovação do Consuni está em consonância com o que está acontecendo nas outras universidades brasileiras e que elas estão conseguindo realizar as atividades de maneira segura. “Obrigado aos conselheiros pela votação do retorno totalmente presencial na UFG, isso não tem preço, eu estou com o coração aliviado e muito feliz pela decisão”, comemorou.

No retorno completo das atividades, as exigências de esquema vacinal completo contra a covid-19 e uso de máscaras em todos os ambientes da UFG estão mantidas.

Ouça abaixo entrevista da Rádio Universitária UFG com a reitora Angelita Pereira de Lima sobre este o tema:

Quelle: Reitoria Digital

Kategorien: Notícias CONSUNI Prograd GT Retorno Presencial