SAVE_20220324_091421.jpg

Texto: Caroline Pires

Fotos: Júlia Barros

SAVE_20220324_091318.jpg

O céu do Câmpus Samambaia amanheceu sem nenhuma nuvem para começar a receber os cerca de 3800 novos estudantes aprovados em 1ª, 2ª e 3ª chamadas para a matrícula presencial do ano letivo 2022/1. Os aprovados devem comparecer nos próximos dias presencialmente ao Centro de Eventos da UFG, conforme escalonamento, ou ainda no dia 1º de abril, para aqueles que não puderam comparecer na data prevista para o seu curso. Vale lembrar que será realizada ainda a 4ª chamada e a Chamada Pública para preenchimento das vagas que ainda estão disponíveis, por isso, aqueles que já manifestaram interesse na lista de espera da UFG devem acompanhar as informações no sisu.ufg.br.

Pontualmente às 8h os portões foram abertos e os aprovados recebidos pela gestão da UFG. Areitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, lembrou que é docente do curso de Jornalismo e que este momento de matrícula marca um passo decisivo na vida de cada um. "Em breve vocês estarão nesse mesmo local para receber seus diplomas. Tenham uma vida plena e usufrua de tudo o que a UFG pode te oferecer", aconselhou.

SAVE_20220324_090933.jpg SAVE_20220324_090933.jpg

Reitora da UFG incentivou os novos alunos a aproveitarem todas as oportunidades que uma universidade pública oferece

Destacando o comprometimento das pessoas que constroem a universidade todos os dias como uma das maiores virtudes da instituição, a reitora concluiu: "a UFG está orgulhosa de receber vocês aqui". Fazendo votos de que cada novo estudante construa uma história de sucesso, o pró-reitor de Graduação, Israel Trindade, lembrou do trabalho dos TAEs da instituição. "Quero agradecer em especial aos servidores da UFG que organizaram esse momento de matrícula e fazem com que o procedimento possa ser realizado com tamanha organização", completou. Durante a abertura das matrículas, a secretária de Inclusão, Luciana Dias de Oliveira, destacou a missão da nova secretaria, "além de uma educação de excelência estamos aqui para trabalhar pela inclusão", afirmou.

Cada pessoa uma história

Visando evitar aglomerações, por conta da pandemia da Covid-19, apenas os aprovados puderam entrar no Centro de Eventos. Familiares ficaram aguardando na porta de entrada em um misto de alegria e ansiedade. Tânia Portela veio acompanhando Felipe Portela, aprovado no curso de Engenharia de Alimentos. "A alegria não é só dele, é da família toda! Estamos todos comemorando juntos, inclusive os parentes que moram no exterior. É um orgulho", contou.

Já Kaic Toledo Camilo estudou por dois anos depois do ensino médio para realizar o sonho de ingressar para Medicina. "Eu iniciei um curso técnico em Análises Clínicas e no dia-a-dia do ambiente hospitalar descobri que queria ser médico", lembrou.
O estudante da primeira turma do curso de Fisioterapia, Murilo Sales, disse que só pode ingressar no curso agora que houve oferta para a UFG. "Eu não conseguiria fazer a graduação na UFJ, por isso foi uma feliz surpresa. Agora já quero me informar sobre quais são os procedimentos para criarmos nossa atlética", adiantou.

Isabella Ferreira de Oliveira também acabou de concluir o ensino médio e foi aprovada em Direito. A estudante também foi aprovada na Universidade de Brasília e Universidade Federal de Uberlândia, mas optou em realizar sua graduação na UFG. "Estou ansiosa para o início das aulas em maio", concluiu. Enideé Gonçalves veio acompanhar o filho João Vitor Gonçalves, aprovado no curso de Direito. Durante o ensino médio, o estudante apostou em complementar seus estudos com um cursinho online. "Demorei para escolher meu curso. Mas agora tenho plena certeza da minha escolha", afirmou.

SAVE_20220324_091225.jpg

Kaic Camilo estudou dois anos para ser aprovado no curso de Medicina

SAVE_20220324_091133.jpg

Isabella Ferreira de Oliveira optou por estudar na UFG, mesmo sendo aprovada em outras universidades públicas