posse medicina 2022

Faculdade de Medicina tem nova gestão

Sur 21/01/22 19:26.

Waldemar Naves do Amaral assumiu a direção da unidade junto ao vice-diretor Marcelo Rabahi

Kharen Stecca

A reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita Pereira de Lima,  deu posse à nova diretoria da Faculdade de Medicina nesta sexta-feira, 21 de janeiro. A nova gestão 2022-2026 é composta pelo diretor Waldemar Naves do Amaral - que era vice-diretor na gestão anterior - e o  vice-diretor Marcelo Fouad Rabahi. O diretor da gestão 2018-2021 que deixa o cargo era o professor Antônio Fernando Carneiro. Participaram também da cerimônia o vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, a servidora emérita da Faculdade de Medicina, Izildinha Alves Jorge , o Secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino representando o governador Ronaldo Caiado e o Presidente dos conselhos dos institutos de radiologia e inovação do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, professor Giovanni Guido Cerri, entre outras autoridades convidadas. A cerimônia foi também transmitida pelo canal Youtube UFG Oficial e pode ser acessada neste link.

posse medicina 2022
O ex-diretor Antônio Fernando Carneiro foi homenageado durante a cerimônia

 

A servidora emérita Izildinha Alves entregou uma placa em agradecimento ao professor Antônio Fernando Carneiro, agradecendo toda a parceria de trabalho. Em seguida o professor Giovanni Cerri, ressaltou a imensa responsabilidade de ser um diretor na Faculdade de Medicina nesse cenário de grande transformação da saúde: “Os estudantes hoje tem outras expectativas, muitos deles não querem ser apenas médicos tradicionais, querem ser empreendedores, estar ligados a inovação. E isso é importante. Ajuda a encontrar soluções”, afirmou. Ressaltou que transformações como saúde digital vão impactar a próxima década: “A saúde será diferente, mais tecnológica. O legado da pandemia foi essa incorporação rápida da tecnologia”, explicou.

posse medicina 2022
A reitora Angelita Lima entrega o termo de posse ao diretor professor Waldemar Naves do Amaral e vice-diretor Marcelo Fouad Rabahi

 

Antônio Fernando Carneiro destacou como aprendeu muito com o cotidiano da vida de uma Faculdade de Medicina: “só é possível conhecer sua complexidade estando do lado de dentro, da dinâmica acelerada e mutante de seu dia a dia”. Ele também falou sobre a mudança de curso imposta pela pandemia. "Fomos inseridos em uma situação de guerra, desconhecíamos o inimigo, não tínhamos armas, nem sequer comando. Os profissionais de saúde tiveram seus saberes colocados à prova e tiveram que se reinventar. Éramos a linha de frente, o escudo. Especialistas com olhos de águia, vasculharam suas lentes em busca de um milagre. E o milagre veio em forma de vacina. Pudemos respirar a esperança. Vimos a dor, mas também o sorriso de gratidão dos pacientes resgatados da doença."  Ele ressaltou que a Faculdade está em boas mãos com o professor Waldemar Amaral e Marcelo Rabahi.

O novo diretor, Waldemar Naves do Amaral lembrou em seu discurso de sua trajetória desde sua cidade natal, Porangatu, até sua chegada à vida acadêmica. Afirmou o dever da faculdade em formar cidadãos, com conhecimento técnico em medicina e também ética e dos valores de nosso povo. Lembrou também dos desafios impostos pela pandemia e lembrou que muitas respostas só virão com o tempo e estudo.

posse medicina 2022
Evento foi realizado no Teatro Asklèpios

 

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima lembrou da última posse na Faculdade de Medicina, uma festa enorme, sem nenhuma restrição. “Ninguém imaginaria que quatro anos depois teríamos uma pandemia que nos afetaria tanto”, ressaltou. A reitora agradeceu o trabalho do professor Antônio Fernando Carneiro em nome da gestão do professor Edward Madureira e Sandramara Matias Chaves, que trabalharam junto a ele. A professora também reiterou seu compromisso de manter o projeto da gestão eleita para a reitoria e ressaltou o papel da Faculdade de Medicina na UFG: “A FM é um baluarte da UFG, uma vitrine e uma das maiores unidades acadêmicas e a gestão tem um compromisso com ela”.

Confira mais imagens da cerimônia aqui


Source: Secom UFG

Catégories: Notícias FM