UFG_1483.JPG

Toma posse nova direção da Faculdade de Enfermagem

在 11/01/22 08:11 上。

Camila Cardoso Caixeta e Natália Del Angelo Aredes assumiram o mandato 2022-2025

Texto: Caroline Pires

Fotos: Carlos Siqueira

Tomou posse na manhã de hoje, 11/1, a nova direção da Faculdade de Enfermagem (FEN), Camila Caixeta e Natália Del Angelo Aredes assumem, respectivamente como diretora e vice-diretora para o mandato de 4 anos. Simbolicamente, a diretora que deixa cargo, Claci Rosso, entregou a lâmpada da Enfermagem, como simbólico da continuidade.

UFG_1644.JPG

Nova gestão e autoridades defenderam o SUS e o impacto da produção acadêmica da FEN

Ressaltando a necessidade de verbalizar todos os dias a esperança de dias melhores, a Profa. Camila Caixeta, agradeceu o apoio oferecido pela sua família, bem como de toda a comunidade acadêmica da Faculdade. "A FEN tem exímia importância para a formação de profissionais e o cuidado da pessoa humana, que fazem diferença não só na assistência mas na gestão pública. Toda essa grandiosidade é composta pela força desse corpo docente, técnico e estudantil que não foge à luta", afirmou. Ela lembrou que mesmo diante das afrontas a Universidade responde com mais ciência e soluções para a sociedade. "Que possamos estar unidos na defesa da democracia, da educação, do SUS e da Universidade pública. Exercendo uma gestão ainda mais inclusiva e participativa", concluiu.

UFG_1535.JPG

Simbolicamente a diretora que deixa o cargo, Claci Rosso, entrega a nova diretora, Camila Caixeta, em uma referência à Florence Nightingale

Com gratidão por mais esse momento histórico vivido pela FEN, a diretora que deixa o cargo, Claci Rosso, destacou que no atual momento vivido pelo UFG tudo o que for falado parecerá pequeno, de toda forma, a professora destacou marcos da sua gestão. Lembrando que nesse ano a FEN completa 46 anos, a professora reforçou os agradecimentos pelo apoio e parceria de toda a comunidade para a realização de uma gestão ativa. Por fim, a professora ainda agradeceu a base familiar que lhe deu sustentação para a gestão. "Nosso maior desafio foi vivenciar a grande mudança do corpo técnico e docentes no ano de 2018. Com isso surgiu uma nova geração que nos surpreendeu positivamente", lembrou. Além disso, ela lembrou que os novos estudantes de Enfermagem têm grandes expectativas e estão sendo formados para não só atuar na assistência a saúde, mas também em cargos de liderança, a exemplo do ocupado pela Profa. Luana Ribeiro, Secretária Executiva da Secretaria municipal de Saúde de Goiânia. "Foi um momento de grande aprendizagem diante de todos os desafios. Olhar para frente e seguir com coragem mesmo com as incertezas, dificuldades e medo", concluiu.

UFG_1675.JPG

Inauguração da nova placa da Galeria de Diretores da FEN/UFG

A profa. Natália Aredes, que assume o cargo como vice diretora, disse que há 4 anos quando chegou a Goiânia se surpreendeu com a rapidez com a qual se sentiu pertencente à Faculdade de Enfermagem. Lembrando e agradecendo a familiares, amigos e professores que apoiaram e construíram a sua formação, a professora destacou que "alinhadas com a missão desta universidade, a FEN tem o compromisso com a transformação social. E é no contexto dessa universidade grandiosa, resistente e que resistirá que iremos realizar nosso trabalho".

A vice diretora que deixa o cargo, Profa. Luana Ribeiro, agradeceu a parceria de todos os presentes e destacou os desafios desse momento atual com a pandemia da Covid-19 "Espero esperançar dias melhores", encerrou sua fala.

O reitor da UFG por três mandatos, Edward Madureira Brasil, iniciou seu discurso utilizando a palavra reforçando e utilizada em todos os discursos: esperança. "Tenhamos coragem minha gente, nesse momento de ataque ao nosso principal valor: a autonomia universitária", destacou. Edward Madureira ressaltou que a UFG é muito maior do que um período de governo. "Não há nada nesse país maior do que a Universidade pública, porque são elas que dão todas as respostas para os problemas brasileiros", afirmou. Ao encerrar seu discurso, o reitor disse não ter dúvidas de que a nova gestão seguirá com um trabalho que impactará ainda mais a sociedade brasileira.

Recebida por uma plateia que gritava "Reitora! Reitora!", a reitora em exercício da UFG, Sandramara Matias Chaves, desejou sucesso a nova gestão e enalteceu o trabalho da gestão que deixa o cargo. "Esperamos enfrentar esse momento atual com coragem para que a UFG continue crescendo. São quase 30 anos na Universidade e vou continuar lutando por ela apesar de todas as dificuldades", defendeu a reitora em exercício.

A cerimônia contou ainda com a apresentação cultural dos alunos da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), Andréa Alencar e Danillo Dutra. Participaram ainda o Secretário Municipal de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, a Presidente do Conselho de Enfermagem de Goiás, Edna de Sousa Batista, e a reitora da UFG entre os anos de 1998 e 2006 , Milca Severino.

UFG_1539.JPG

Profa. Camila Caixeta assume para mandato de 4 anos