Comunidade acadêmica recebe Certificado de Reconhecimento Consuni

On 17/12/21 09:41 .

Universidade celebra destaques da comunidade universitária

Texto: Carolina Melo

Fotos: Carlos Siqueira

Certifica de Reconhecimento do Consuni

Os acadêmicos, professores e técnicos-administrativo da UFG que se destacaram em ações voltadas para o ensino, a pesquisa, extensão, cultura, esporte, inovação tecnológica e eficiência em práticas de gestão administrativa, receberam na manhã de quinta-feira (16/12) o Certificado de Reconhecimento do Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás (Consuni UFG). A solenidade especial, que celebrou as conquistas da comunidade acadêmica, contou com a apresentação musical de Tonzêra e Savio Gonçalves, e com uma homenagem à vice-reitora, Sandramara Matias Chaves, e ao reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, que encerram no final do ano o mandato na UFG.

Além do Certificado de Reconhecimento, a cerimônia também entregou o Prêmio UFG de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação; o Prêmio de Iniciação à Pesquisa das Licenciaturas (Prolicen) 2021; o prêmio do II Concurso Audiovisual de Extensão; e premiou os melhores trabalhos do 18º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex). Durante a cerimônia, o reitor Edward destacou o momento alegre que marca a entrega dos prêmios e certificados e celebra aqueles que contribuíram para uma universidade mais atuante na sociedade. “Esse é um momento de muita energia positiva, alegria e reencontro”.

Compuseram a mesa diretiva do evento a pró-reitora de Graduação (Prograd), Jaqueline Araujo; a pró-reitora adjunta de Pós-graduação, Maria Márcia Bachion,  o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Jesiel Freitas Carvalho, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Lucilene Maria de Sousa, o pró-reitor de Administração e Finanças, Robson Maia, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Everton da Silveira, e pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maísa  Miralva da Silva.

Homenagem

Após a entrega das premiações e certificados, a comissão organizadora da Sessão Especial do Consuni fez uma homenagem à vice-reitora Sandramara Matias e ao reitor da UFG, Edward Madureira. Em nome da comissão, a servidora Márcia Araújo fez uma menção especial aos gestores, destacando a serenidade, força e leveza da vice-reitora, e a energia contagiante em defesa da universidade do reitor da UFG. Para destacar as duas personalidades, o músico Tonzêra foi convidado para interpretar a canção de Caetano Veloso, Força Estranha, e a de Milton Nascimento, Coração de Estudante. Surpreso, a homenagem inspirou a fala de Edward Madureira que fez o resgate dos 16 anos que atuou na administração superior da Universidade, sendo que em três mandatos foi o reitor da UFG. Ele fez referência à importância da comunidade acadêmica ao longo desses anos e chamou a atenção para a sua presença atuante especialmente no seu último mandato, que teve que enfrentar os ataques à universidade pública e a crise sanitária ocasionada pela pandemia.

Certifica de Reconhecimento do Consuni

“Um dos dias mais marcantes da minha história, numa segunda-feira à tarde, no dia 13 de maio de 2019, foi a realização da maior assembleia universitária da história da UFG. Todos, professores, gestores, técnicos-administrativos, acadêmicos se fizeram presentes. Foi uma resposta aos ataques que a universidade vinha sofrendo. Naquele momento eu vi a força da instituição e a força das pessoas que fazem essa instituição. Sou muito grato à comunidade e àquele momento. Foram solidários e compreenderam a gravidade do momento que passávamos”, afirmou o reitor da UFG.

Com a pandemia, no final do ano de 2019, o reitor Edward Madureira resgatou os esforços da comunidade universitária no enfrentamento e superação à crise sanitária. “Na pandemia, de novo a Universidade me surpreendeu. Não esperava tanta espontaneidade e compromisso. A Universidade não parou. Foi para rua, salvar vidas e produzir novos conhecimentos sobre a covid-19. Foram várias as frentes, de triagem, rede de laboratórios, novos testes, produção de equipamentos de proteção individual (EPI). Tudo isso colocou nossa instituição numa posição de muito respeito perante à sociedade. Se somos massacrados do ponto de vista orçamentário, podemos andar de cabeça erguida frente aos diferentes atores sociais, que hoje nos respeitam, inclusive no governo federal”.

Premiados

Agraciados com o Certificado de Reconhecimento do Consuni 2021

Agraciados pelo Prêmio UFG de Iniciação à Pesquisa Científica

Melhores Trabalhos do 18º Conpeex 2021