Live Acolher também é cuidar 11-11-21

Live orienta sobre ampliação das atividades presenciais na UFG

Sur 13/11/21 15:54.

A partir de 17 de janeiro de 2022, aulas poderão ser presenciais, híbridas ou remotas

Texto: Ana Paula Vieira

Imagem: Reprodução Youtube

"Acolher também é cuidar - Orientações sobre retorno gradual e seguro para as atividades presenciais" foi o tema de uma live promovida pela UFG na quinta-feira (11/11) para informar a comunidade acadêmica sobre a ampliação das atividades presenciais a partir de 17 de janeiro de 2022. 

A pró-reitora de Graduação da UFG, Jaqueline Civardi, lembrou que será uma retomada gradual, que procura privilegiar a segurança, observando as questões epidemiológicas. Ela fez um histórico sobre a discussão do tema na Universidade a partir da suspensão das atividades presenciais e citou as resoluções aprovadas desde então, entre elas a Resolução Consuni nº 90/2021, que dispõe sobre o retorno e traz um anexo com recomendações do Grupo de Trabalho de Saúde da UFG para esse momento. A pró-reitora esclareceu que as aulas serão presenciais, preferencialmente, e o que não puder ser realizado nesse formato ocorrerá de forma remota ou híbrida. 

Datas
A pró-reitora de Graduação também destacou algumas datas importantes:
18/11 - Divulgação, por parte das unidades acadêmicas, das disciplinas que serão presenciais, remotas ou híbridas;
22/11 - Divulgação, no site da Prograd (prograd.ufg.br), de todas as turmas ofertadas e os respectivos formatos;
23 a 29/11 - Matrículas;
6 a 23/12 - Aulas do semestre 2021-2 permanecem no formato remoto (exceto as atividades práticas que já estavam acontecendo);
17/01 - Ampliação das ofertas presenciais. 

live-retorno
Integrantes do GT Saúde e GT Ensino participam da live e informam sobre retorno presencial

 

Protocolos
Orientações sobre assuntos como notificação de casos suspeitos e testagem estão disponíveis no site retomada.ufg.br. Heliny Neves destacou que as recomendações do GT Saúde estão constantemente em atualização, em consonância com a situação epidemiológica. Uma das novidades, iniciada no dia 8/11, é a disponibilização de uma sala de vacina na Faculdade de Enfermagem, no Setor Universitário, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, onde está sendo oferecida a vacinação para a comunidade universitária das 8h às 16h.

Marina Vinaud explicou como será feito o monitoramento de casos suspeitos, que devem procurar atendimento médico e testagem em caso de sintomas. Segundo a professora, a partir de janeiro também será disponibilizada a testagem na própria UFG, ação cujos detalhes serão divulgados posteriormente no site da retomada. Ela também ressaltou que o uso da máscara é obrigatório e se essa regra for desrespeitada a orientação é abrir um chamado pelo aplicativo Minha UFG. 

Acolhimento
A mediadora do debate, Alba Cristiane Santana da Mata, também falou sobre as ações de acolhimento para a comunidade universitária no momento de retorno presencial. Ela enfatizou que existe todo um planejamento que envolve uma série de protocolos de segurança, mas que após três semestres remotos e tantas modificações, é esperado que haja medo, ansiedade e angústia. Por isso, também são oferecidas ações de acolhimento em parcerias com equipes de psicólogos para atendimento a servidores e a estudantes (tanto da graduação e pós-graduação quanto do Cepae). 

As participantes destacaram que todas as informações sobre a ampliação das atividades presenciais serão divulgadas pelo site retomada.ufg.br. A live está disponível no canal UFG Oficial no Youtube. Clique aqui para assistir.

 

Source: Reitoria Digital

Catégories: Notícias GT Retorno Presencial