nutrebem-site 26-10-21

Lançamento do Governo de Goiás, NutreBem tem parceria da UFG

Em 26/10/21 16:01.

Estudantes e professores de Nutrição e Engenharia de Alimentos participam do programa 

Texto: Ana Paula Vieira

Fotos: Pablo Lisboa


O reitor da UFG, Edward Madureira, participou do lançamento do programa NutreBem na manhã desta terça-feira (26/10), nas Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa). A iniciativa do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) tem a parceria técnico-científica da UFG e será responsável pela distribuição do Mix do Bem, um alimento nutritivo que inclui arroz, proteína de soja, pedacinhos de cenoura, tomate, alho e cebola desidratados. 

Os testes para o processamento do Mix do Bem foram feitos com o apoio técnico de nutricionistas, engenheiros de alimentos, professores e estudantes da UFG. A professora da Faculdade de Nutrição (Fanut), Tania Ferreira, coordenadora do projeto, explicou que a ideia foi contemplada em edital da Fundação Cargill para o fortalecimento do Banco de Alimentos. Nesse contexto, foram trabalhadas várias frentes como a desidratação de alimentos, oficinas para os beneficiários e uma avaliação nutricional antes e depois dessas ações de estímulo ao consumo de frutas e verduras. “O grande objetivo é aumentar as doações para os beneficiários aproveitando alimentos e evitando desperdício; e pela desidratação dos alimentos a gente consegue isso”, explicou a professora. 

nutrebem-site
Programa Nutre Bem tem parceria técnico-científica com a UFG

 

O reitor Edward Madureira agradeceu a confiança depositada na UFG e destacou a importância de a Universidade estar integrada ao desenvolvimento do estado. “A UFG colocando aquilo que ela tem de melhor a serviço do estado e do desenvolvimento. Podemos muito mais. A UFG conta hoje com 2 mil professores e inúmeros laboratórios que podem ajudar no desenvolvimento; 42 doutorados, quase 100 mestrados. Tudo isso a serviço do estado de Goiás e dos municípios”, afirmou Madureira. Ele lembrou ainda as diversas parcerias entre a Universidade e o Governo do Estado, em ações como a gestão dos Cotecs e Escola do Futuro e a compra de um supercomputador que é inédito na América Latina. 

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, também enfatizou a parceria com a UFG e a importância da instituição: “Sempre vou lutar para buscar que as universidades possam devolver à população do estado e do país aquilo que temos lá. Eu acredito na universidade, eu acredito na pesquisa, eu acredito na ciência”. Caiado lembrou que “nos momentos mais difíceis buscou a UFG”, citando como exemplo a parceria da Universidade no enfrentamento da pandemia de covid-19. O governador também falou sobre a importância do Mix do Bem para garantir um padrão nutricional e a saúde da população em vulnerabilidade social e mostrou os produtos distribuídos, como o mix, verduras embaladas à vácuo e frutas desidratadas.

nutrebem
Reitor Edward Madureira participa da solenidade ao lado do governador Ronaldo Caiado

 

O evento também contou com a participação de gestores da OVG, Ceasa, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deputados e vereadores. 

Fonte: Reitoria Digital

Categorias: Notícias Fanut