Central de Estágios 1 - feed

Central de Estágios passa a fazer atendimentos pelo Google Meet

Em 14/10/21 10:27.

Estudantes ainda podem se comunicar presencialmente, por telefone ou e-mail

Central de Estágios 1 - feed

A Central de Estágios, vinculada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás (Prograd UFG), está se desdobrando para atender às demandas de estudantes e empresas por estágios e estagiários, mesmo durante o período de pandemia. Uma das novidades implementadas é a oferta de um plantão de atendimento por videoconferência, pela plataforma Google Meet, de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 10h, por meio de um link fixo.

As outras formas de contato, por telefone, e-mail e pessoalmente, estão mantidas. O encontro pode ser agendado para que ocorra presencialmente, das 13h30 às 17h, no Atendimento da Central de Estágios, localizado no andar térreo do prédio da Reitoria, no Câmpus Samambaia. Os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail centraldeestagios.prograd@ufg.br ou pelo telefone (62) 3521-1478. Já o atendimento presencial no Câmpus Colemar Natal e Silva está suspenso durante a pandemia.

A área da Central de Estágios no site da Prograd contém um tutorial, informando sobre documentos e todo o fluxo para que estudantes, coordenadores de estágio e empresas possam cumprir todas as etapas do processo.

Trâmite digital

Desde abril de 2021, todos os documentos de estágio não obrigatório tramitam exclusivamente de forma digital, garantindo legalidade, segurança, transparência e celeridade às ações.

Atualmente, a Central de Estágios está com 1.841 processos digitais tramitando simultaneamente, atende aproximadamente 50 ligações telefônicas por turno, realiza atendimento remoto via plataforma Google Meet (20-40 interessados se comunicam por este meio, diariamente) e responde a centenas de e-mails diários.

Com o ajuste dos processos, treinamento da equipe e publicação dos novos tutoriais, a equipe da Central de Estágios tem conseguido responder aos e-mails em 24-48 horas, bem como iniciar a tramitação dos processos novos 24 horas após o peticionamento eletrônico realizado pelos estudantes.

Durante a gestão atual da UFG, iniciada em 2018, foi observado o incremento anual de aproximadamente 22% no números de novos Termos de Compromisso de Estágio (TCEs) celebrados. "Desde o início da pandemia, trabalhamos com o desafio do trânsito de documentos em via física e a adaptação às plataformas digitais dos parceiros conveniados (órgãos públicos, empresas e agentes integradores), bem como à criação e adaptação ao seu próprio fluxo digital, via plataforma SEI [Sistema Eletrônico de Informações] UFG", relata.

Equipe

Segundo a diretora de Desenvolvimento Acadêmico da Prograd e coordenadora da Central de Estágios, Rosângela de Oliveira Alves Carvalho, desde a sua criação, em 2016, a Central de Estágios, esteve à disposição dos 202.862 estudantes matriculados ao longo deste período (dados extraídos do Analisa UFG), para atender, informar sobre oportunidades, dirimir dúvidas, celebrar documentos e garantir a legalidade das atividades de estágio não obrigatório dos estudantes da UFG.

"A Central trabalha com uma equipe bem pequena, de três servidores, que mesmo durante o período de pandemia, não mediram esforços para a manutenção das atividades que garantissem o ingresso dos estudantes nos diversos campos de estágio", destaca a professora Rosângela.

Central de Estágios

Modalidades de estágios

Tutoriais estágios

Links importantes