FEN Memória 8-10-21

Projeto FEN Memória é lançado com presença da Reitoria da UFG

Em 08/10/21 23:16.

Objetivo da iniciativa é resgatar e preservar a memória e a história da Faculdade de Enfermagem

Texto: Fabrício Soveral
Foto: Reprodução/Youtube UFG

FEN

A Faculdade de Enfermagem (FEN) da UFG deu início a um projeto que tem o objetivo de resgatar, preservar e promover a memória e a história institucional. O FEN Memória foi lançado nesta sexta-feira (8/10) em evento on-line que contou com a presença do reitor Edward Madureira e da vice-reitora Sandramara Matias. A iniciativa conta com a parceria da Faculdade de Ciências Sociais e o Digital Lab/UFG.

A coordenadora do projeto e diretora da FEN, Claci Rosso, explicou que as ações de memória realizadas sobre a Faculdade sempre foram muito pontuais, não permitindo uma visão geral. Agora, essas informações serão reunidas de forma digital e poderão ser acessadas pelo site da FEN. “Com esse projeto nós vamos preservar a história e a memória de modo público e acessível. Vamos mostrar a trajetória da FEN de uma forma lúdica porque será contada a partir da memória das pessoas: docentes, estudantes e técnicos administrativos”.

Pablo Lisboa, vice-coordenador do projeto e coordenador do Digital Lab, explicou que o FEN Memória começa com uma modelagem panorâmica, mostrando os ambientes da Faculdade em 360 graus. “Depois vamos nos debruçar sobre outros aspectos da memória porque, muitas vezes, os mais jovens não sabem a vida pregressa da Universidade, das unidades acadêmicas, e com esse projeto vamos rememorar essa história”.

“Valorizo muito os projetos de memória porque eles preservam e ajudam a contar a história. A FEN chegou ao que é hoje porque várias pessoas foram colocando, ao seu tempo e ao seu modo, mais um tijolinho para a construção da faculdade e consequentemente da UFG, sem as pessoas nada disso existiria”, argumentou a vice-reitora Sandramara Matias.

Edward Madureira parabenizou os realizadores do projeto e elogiou a integração de diferentes unidades acadêmicas na busca de um objetivo comum. “Esse projeto inovador vai servir de inspiração para toda a UFG, tenho certeza que outras unidades vão se apropriar do que está sendo apresentado aqui e, respeitando particularidades e recursos, vão realizar ações semelhantes”, acrescentou o reitor.

Acesse o FEN Memória no site: fen.ufg.br

Fonte: Reitoria Digital