Logo_18_Conpeex

Realização do 18º Conpeex mobiliza comunidade acadêmica

Em 01/10/21 14:07.

Maior evento da Universidade Federal de Goiás tem formato on-line pelo segundo ano consecutivo

ARTES_CONPEEX_AVATAR_2

O 18º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex 2021) da Universidade Federal de Goiás (UFG) vai ser realizado de 4 a 8 de outubro de 2021. Da mesma forma que no ano passado, a edição ocorre de forma totalmente virtual e aberta para participação de toda a comunidade. O tema deste ano é "A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta", mantendo a consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Inovação. A participação no Conpeex é totalmente gratuita.

A solenidade de abertura vai ocorrer na segunda-feira (4/10), às 18h, pelo canal do YouTube UFG Oficial. A coordenadora do evento, professora Liana Jayme, ressalta a vitalidade do Conpeex dentro e fora da UFG. "Nesta edição será mantida a realização do evento por meio das plataformas digitais. Nosso objetivo é proporcionar encontros virtuais e demonstrações da pesquisa produzida na universidade pública", destaca.

Promover a troca de saberes entre a UFG e a sociedade em geral é um dos princípios norteadores do Conpeex. A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Lucilene Sousa, explica que a realização do evento reforça essa integração. "O ambiente inovador já é conhecido por todos quando se trata do Conpeex. Esperamos contribuir, não só com a divulgação da produção científica e promover o intercâmbio científico e cultural, mas também contribuir para avanços tecnológicos", afirma. Ela defende ainda que o evento é um espaço profícuo para a promoção de discussões de temáticas que poderão ampliar a formação acadêmica e cultura dos participantes.

A programação do 18º Conpeex conta com palestras, seminários, simpósios temáticos e atividades culturais, gratuitas e abertas para todos. Assim, estudantes de outras instituições e mesmo aqueles que não possuem vínculo com o ensino superior podem acompanhar as atividades do congresso.

Programação científica

Nas quatro primeiras noites do Conpeex, às 19h30, estão programadas palestras científicas com convidados como a professora da Universidade de Brasília (UnB) e membro Conselho Consultivo da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Mercedes Bustamante, que vai falar sobre "Interações Ciência e Sociedade"; a pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Sabine Righetti, que vai dar uma palestra com o tema "Ciência brasileira: indicadores, percepção pública e comunicação social".

O terceiro convidado é o professor da Universidade de São Paulo (USP), presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, que vai abordar "O valor da ciência". Já a professora da Unicamp e membro da ABC, Claudia Bauzer Medeiros, vai apresentar e explicar "O que é ciência aberta? O que o Brasil está fazendo a respeito?".

Links importantes sobre o 18º Conpeex

Site do evento: eventos.ufg.br/conpeex2021

Programação: programacaoconpeex2021.ufg.br

Apresentação de trabalhos: conpeexonline.ufg.br