Logo Reuse.gov

UFG utiliza Reuse.gov para padronizar recebimento de doações

Em 24/09/21 12:59.

Solução é usada para doação de bens móveis, material de consumo, serviços sem ônus para a União

A Diretoria de Logística (DLOG), vinculada à Pró-Reitoria de Administração e Finanças da Universidade Federal de Goiás (Proad/UFG), está trabalhando com a padronização do recebimento de bens móveis em doação por meio da plataforma Reuse.gov - uma solução desenvolvida pelo Ministério da Economia, que oferta bens móveis e serviços para a administração pública, disponibilizados pelos próprios órgãos de governo ou oferecidos por particulares de forma não onerosa.

Instituída pela Instrução Normativa nº 11, de 28 de novembro de 2018, o Reuse pode ser acessado por todos os usuários públicos, desde que previamente sejam habilitados no sistema e possuam senha rede, e para os usuários privados por meio do Gov.br, portal do governo federal.

De acordo com a diretora do DLOG, Maria Lubélia Brandão Benevides, "a solução tem a finalidade de 'conectar quem tem a quem precisa', trazendo transparência e isonomia para as doações feitas por pessoas físicas ou pelo setor privado (pessoa jurídica) à Administração Pública".

Lubélia explica também que as doações podem ser publicadas com ou sem direcionamento para a Universidade. Pode ser utilizado para a doação de bens móveis (equipamentos e livros), material de consumo e serviços, sem ônus para a Administração. O Reuse é de uso obrigatório para entes da Administração Pública Federal.

"Trouxemos muitos equipamentos bons para a Universidade através do Reuse.gov, veículos pesados, equipamentos de laboratório, mobiliário, equipamentos de TIC [Tecnologia da Informação e Comunicação], e muitos outros. No caso das doações de livros, o Sistema de Bibliotecas recebe muitas doações em seu balcão de atendimento. O objetivo é padronizar o recebimento dessas e das demais doações de bens móveis no âmbito da UFG", comenta a diretora de Logística.

Biblioteca Central doa livros para biblioteca em Santa Tereza de Goiás

Fonte: Secom UFG, com informações do Reuse.gov