Luciano Pontes Emac (1)

Docente da Emac conquista 2º lugar na King's Peak Music

Sur 24/09/21 12:09.

Luciano Pontes concorreu no grupo para instrumentos de cordas; evento foi realizado on-line

Texto: Fabrícia Vilarinho

O violista e professor Luciano Pontes conquista a segunda colocação na categoria instrumentos de cordas na King's Peak Music Competition dos EUA. O concurso é de abrangência internacional, no qual participam musicistas de várias nacionalidades. A categoria disputada por Luciano Pontes abrangeu o grupo de instrumentos de cordas (Strings) na categoria G (age group G) para candidatos com idade de 23 anos ou acima.

O prêmio oferecido correspondeu a certificados e divulgação do trabalho dos vencedores. Este é o quarto prêmio internacional que o docente da UFG conquista como violista, o terceiro durante a pandemia da covid-19. Na competição, Luciano Pontes apresentou o Capricho para Viola Solo, op. 55, do compositor francês Henri Vieuxtemps.

Como foi realizado em modo on-line a participação ocorreu por meio do envio de vídeos. Para o professor, foi o concurso mais complicado que já fez, concorrendo com muitos candidatos de altíssimo nível. "Participaram candidatos de vários países, haviam competidores e competidoras que estudaram em grandes escolas de música pelo mundo, como Mannes School of Music (Nova York), University of Music and Performing Arts Munich (Munique) e Royal College de Londres. Então, para mim, foi uma alegria diferente ganhar este prêmio, tanto pela dificuldade da competição como pela satisfação de ter realizado toda a minha formação acadêmica na UFG, sendo graduação e mestrado em música e doutorado em Performances Culturais” - esclarece o docente.

Luciano Pontes setembro 2021.jpg

Para os que não estão se sentindo motivados com os estudos, especialmente durante o isolamento social, o professor da UFG dá algumas dicas: "Durante a pandemia muitos concursos estão sendo realizados on-line. Então, para me manter motivado nos estudos, tracei uma meta de participar de três a quatro competições internacionais neste período de isolamento; uma forma que achei para me manter conectado ao instrumento e continuar produzindo. Este foi o terceiro concurso com saldo de três prêmios". (Saiba mais sobre as premiações anteriores aqui)

Sobre a forma como escolhe em quais competições participar, Luciano Pontes afirma que busca informações na rede: "Há sites que sempre anunciam concursos para musicistas. Estou sempre conferindo estes portais para escolher os que me interessam. Geralmente, antes de me inscrever, observo os seguintes aspectos: se o concurso é novo ou antigo, e também procuro analisar os níveis dos candidatos que receberam prêmios nas edições anteriores, a fim de saber o nível da competição e se tenho chances de competir".

Assista a apresentação:

Site do concurso: https://kingspeakmusiccompetition.com