Capa Pacote Office 365 Educacao (4 cores)

Servidores e estudantes da UFG já podem utilizar Microsoft Office 365

Sur 23/09/21 08:53.

SeTI disponibiliza serviços on-line do Microsoft Office 365 para auxiliar a comunidade UFG

A comunidade acadêmica da UFG já pode contar com os serviços disponíveis no Microsoft Office 365, incluindo aplicativos para edição de documentos (Word), planilha eletrônica (Excel), apresentações (Power Point), gestão de arquivos e armazenamento (One Drive), trabalho em equipe (Teams) entre outros. O conjunto de aplicativos disponíveis correspondem à versão Microsoft 365 Educação - A1, com acesso e edição de documentos na web (on-line).

Os usuários da UFG, que possuem o login único, já podem acessar os serviços do Microsoft Office 365. O acesso poderá ser realizado pelo link disponível no Portal UFGNet (Serviços >> Microsoft Office 365) ou diretamente pelo endereço https://www.office.com/. A autenticação na plataforma seguirá a mesma dinâmica de acesso aos serviços do Google Workspace (antigo G Suite for Education). As credenciais de acesso correspondem ao login único e senha utilizados no Portal UFGNet.

A disponibilização deste serviço é fruto de mais uma parceria estabelecida entre a UFG, por meio da Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI), e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com adesão aos serviços digitais gratuitos oferecidos na plataforma NasNuvens. O secretário da SeTI, Leandro Luís Oliveira, acredita que a utilização desse conjunto de aplicativos irá favorecer o desenvolvimento de atividades acadêmicas e administrativas da UFG, especialmente nesse cenário de pandemia, onde essas atividades vêm sendo desenvolvidas mais intensamente no formato remoto e com apoio de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

O diretor do Centro de Recursos Computacionais (Cercomp), Igor Vieira, ressalta ainda que a implantação do serviços do Microsoft Office 365 na UFG foi realizada com o apoio da equipe da RNP, com a realização de uma prova de conceito (PoC), visando viabilizar a implantação do novo serviço integrado ao login único e ao e-mail institucional da UFG, de forma a não necessitar da criação de nova conta. Assim, segundo o diretor, todos os usuários que já possuem e-mail institucional tiveram sua respectiva conta criada automaticamente no Office 365.

Post Pacote Office 365 Educacao (branco)

Informações Importantes:

  • Dentre os aplicativos do Microsoft Office 365 disponíveis para conta da UFG, o Outlook foi desabilitado, uma vez que já é utilizado pela comunidade acadêmica o e-mail institucional da plataforma Google Workspace - GMail.
  • Os novos usuários da UFG (com ingresso a partir de 03/09/2021) precisarão abrir chamado ao Cercomp (oscercomp.ufg.br) para solicitar a criação da sua conta institucional no Microsoft Office 365.
  • Ao acessar o link da plataforma o usuário deverá informar o seu e-mail institucional (@ufg.br ou @discente.ufg.br). A partir da informação que trata-se de uma conta do domínio UFG a plataforma irá redirecionar o usuário à tela de autenticação da Comunidade Acadêmica Federada - Cafe/RNP (da mesma forma que acontece no Google Workspace), onde ele deverá informar o login único e senha do Portal UFGNet (sem “@ufg.br” ou “@discente.ufg.br”).
  • O suporte e orientações aos usuários quanto ao uso dos aplicativos da plataforma estão disponíveis no Centro de Treinamento e Ajuda ao Office da Microsoft, com link disponível no Portal UFGNet (Tutoriais >> Microsoft Office 365) ou diretamente pelo endereço <https://support.microsoft.com/pt-br/office?ui=pt-br&rs=pt-br&ad=br>.

Source: Seti UFG

Catégories: Notícias SeTI