inauguração ipelab

En 09/09/21 17:21 .

Texto e fotos: Fabrício Soveral

IPElab Agronomia

A UFG inaugurou mais um laboratório do Projeto Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo (IPE), na manhã desta quarta-feira (8/9). A quarta unidade do IPElab fica na Escola de Agronomia (EA), no Laboratório de Mecanização Agrícola (Lamagri), em Goiânia. O projeto é uma parceria da Universidade com o Sebrae e conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec).

O reitor da UFG, Edward Madureira, disse que o IPElab é uma rede de laboratórios de fabricação concebida com a ideia de não possuir fronteiras institucionais porque o trabalho em rede oferece melhores oportunidades. Ele destacou que a inauguração da unidade na Agronomia é mais um passo no desenvolvimento do projeto e reforça a vocação da EA para as tecnologias sociais e sustentabilidade.

“O IPElab é um laboratório aberto, por isso, esperamos que venham aqui gente de outras unidades acadêmicas e da comunidade como um todo: inventor, estudante, cientista...Queremos a geração de projetos e empresas, mas o mais importante é a formação de pessoas para o mundo”, explicou o reitor.

IPElab Agronomia

O diretor da Escola de Agronomia, Marcos Gomes da Cunha, fez apontamentos sobre as oportunidades que serão geradas com a inauguração do laboratório. “Teremos um incremento na pesquisa - nesta parte da engenharia de máquinas - e ao mesmo tempo um incentivo aos nossos estudantes para se envolverem mais com o empreendedorismo porque é uma opção que eles vão ter com esse laboratório. Outro aspecto interessante é que nós vamos dinamizar as nossas atividades de extensão e poderemos trazer a comunidade para esse local e ministrar cursos de curta duração”.

Athos Ribeiro, analista do Sebrae e gestor do convênio com a UFG, falou da visão da entidade sobre a nova unidade do IPElab: “É a sequência de um planejamento que foi feito lá atrás e é interessante a gente ver a materialização dos projetos. Estar próximo da Universidade para o Sebrae também é muito importante porque estamos próximos do empreendedor do futuro, e nessas ações que promovem o empreendedorismo no saber fazer, na prototipagem, é uma aposta num futuro muito próximo”.

IPElab Agronomia

A inauguração ainda contou com a presença da pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação, Helena Carasek; do diretor do Parque Tecnológico Samambaia, Luizmar Adriano Júnior; e representantes do Comitê Executivo Local (responsável pelo gerenciamento da unidade) e das fundações que apoiam o IPElab.

IPElab Agronomia

O IPElab na Escola de Agronomia da UFG tem o gerenciamento do Comitê Executivo Local. Ele é composto pelos professores Rogério de Araújo Almeida, Gilberto Alessandre Soares Goulart e Fabíolla Xavier Rocha Ferreira Lima, além do técnico de laboratório Artur Fernandes Almeida.

O laboratório é voltado ao atendimento de estudantes, professores, profissionais e empresas de várias áreas. Toda a comunidade poderá modelar, manipular suas criações digitais e, ainda, usar as ferramentas de manufatura para realizar projetos.

O espaço conta com impressoras 3D, fresadoras CNC, tornos, máquina de corte a laser e outros equipamentos para design, prototipagem, teste e fabricação de itens variados. Eventualmente, serão oferecidos cursos, treinamentos e acompanhamento para transformar projetos empreendedores em realidade e também para aprimorá-los, agregando conhecimento e inovação a produtos, processos e serviços.

O IPElab Agronomia está aberto ao público a partir deste dia 8 de setembro, data da inauguração. Porém, devido à pandemia da Covid-19, o atendimento presencial é restrito até novas deliberações sobre as condições sanitárias locais.

Fonte: Reitoria Digital UFG

Fuente: Reitoria Digital UFG