Acolhida Virtual 2021 26-7-21

UFG realiza Acolhida Virtual para a recepção de alunos ingressantes

On 07/26/21 20:29 .

Volta do semestre letivo é encarada como oportunidade para encarar desafios

Texto: Augusto Araújo

Nesta segunda-feira (26/7) a Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou a Acolhida Virtual, por meio de seu canal oficial no YouTube. A cerimônia aconteceu em uma parceria da Secretaria de Comunicação (Secom), Rádio Universitário 870 AM e Reitoria Digital na 33ª edição do programa Boa Semana UFG. A Acolhida Virtual marcou a recepção dos alunos da instituição, no início do primeiro semestre letivo de 2021.

No programa, a jornalista Ana Flávia Pereira, da Rádio Universitária, recebeu a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, e a pró-reitora de Graduação, professora Jaqueline Araujo Civardi. Na transmissão on-line, foram discutidas as principais atividades da agenda institucional da UFG e houve um momento para saudar os estudantes que voltaram às suas atividades acadêmicas.

A professora Sandramara considera que a recepção dos calouros é um momento fundamental para a UFG, mesmo que ainda não seja possível realizá-la presencialmente. “Esperamos que em breve possamos ter a universidade novamente repleta de pessoas, sejam elas estudantes, professores ou servidores. São as pessoas que fazem a universidade o que ela é”, salientou a vice-reitora.

O reitor Edward Madureira fez uma aparição surpresa na cerimônia virtual, agradecendo os professores e técnicos da UFG por garantirem a qualidade de ensino da Universidade. Ele reforçou que a instituição está fazendo tudo para trazer as pessoas de volta para a UFG, da forma mais segura possível.

Sandramara também destacou pontos importantes para a semana da UFG, como o Música no Campus. Nesta terça-feira (27/7), Pedro Baby se apresentará às 21h30 no canal oficial da UFG no YouTube, assim como no canal da TV UFG e pela transmissão da Rádio Universitária - que pode ser conferida no site da emissora, pelo aplicativo Minha UFG ou pelo sinal 870 AM do rádio.

A professora Jaqueline afirmou que a recepção dos estudantes ingressantes será realizada ao longo de toda a semana, com uma agenda de atividades extensas para cada curso. Ela também respondeu dúvidas em potencial dos alunos e esclareceu diferentes serviços disponíveis para auxiliar os estudantes de forma virtual.

Perguntada sobre o retorno das atividades de forma presencial, a pró-reitora afirmou que a principal preocupação da UFG é com a segurança dos estudantes e servidores. “Neste momento, ainda manteremos as atividades de forma remota, considerando o contexto atual da pandemia. Nós retornaremos sim, mas da maneira mais segura”, complementou.

Jaqueline afirmou que a qualidade de ensino da universidade se manteve, mesmo com as aulas sendo realizadas de forma remota. “São desafios pedagógicos que temos que enfrentar, por ser algo novo a todos nós, mas buscamos nos qualificar e vencer esses desafios ao longo do processo.

Participe da Acolhida UFG 2021

Ramon Cosenza é o palestrante da aula magna 2021/1 na UFG