Próximas palestras

Confira calendário de julho do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação da UFG

En 07/07/21 15:00 .

As palestras serão nos dias 13 e 21 de julho

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da UFG divulgou o calendário do mês de julho do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, que agora é virtual, com palestras transmitidas pelo canal do Youtube UFG Oficial. Os eventos são gratuitos, abertos a todos, sendo voltados principalmente aos estudantes de graduação. Para obter certificado, é necessário realizar inscrição prévia e confirmar presença no evento.

Palestra: “Dados em pesquisa: Como gerir? Por onde começar?”

Hoje em dia muito tem se falado de Gestão de Dados Científicos, Curadoria Digital, Acesso Aberto, Ciência Aberta.... Tais conceitos nem sempre são utilizados de maneira adequada e muitas vezes geram equívocos de interpretação. A ideia é que neste momento de conversa possamos definir a Gestão de Dados Científicos apresentando suas características considerando todo o ciclo de vida da pesquisa científica. Necessário se faz que a comunidade científica entenda e se sensibilize para as questões envolvidas no processo de Gestão de Dados Científicos visando aumentar a visibilidade e alcance dos resultados das pesquisas contribuindo com a sociedade como um todo.

Data: 13 de Julho de 2021, às 10 h.

Local: Youtube UFG Oficial

Palestrante: Profª Laura Vilela Rodrigues Rezende - FIC/UFG

Informações e inscrições neste link.

 

Palestra: “Acertar é conhecer? A resposta dos modernos”

Um dos temas mais candentes do momento atual de nossa vida em sociedade é o tema da verdade. Fala-se de pós-verdade e de morte da verdade. Em contraposição a isso, defende-se, com razão, a existência de uma verdade que, nalguma medida, permanece viva e válida no campo do conhecimento científico. Mas, frequentemente, todas essas  formulações parecem dar como sabido algo que, no entanto, é objeto de várias polêmicas ao longo da história da filosofia, a saber, os próprios conceitos de verdade, de conhecimento e de ciência. Obviamente, sem pretender uma análise exaustiva desses conceitos, o professor procura, na presente ocasião, apresentar a contribuição de alguns filósofos-cientistas modernos a esse respeito, tomando como fio condutor essa inquietante pergunta: acertar é conhecer?

Data: 21 de Julho de 2021, às 14h30.

Local: Youtube UFG Oficial

Palestrante: Prof. Cristiano Novaes de Rezende - FAFIL/UFG

Informações e inscrições neste link.

 

Fuente: PRPI

Categorías: Notícias PRPI