ICPEdu_Logo

UFG adota o uso de certificações digitais via ICPEdu

In 02/06/21 17:47 .

Serviço oferecido pela RNP é válido para todo sistema acadêmico e de pesquisa brasileiro

A Universidade Federal de Goiás (UFG) passa a adotar, no mês de junho, a infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu). O serviço de certificação digital é oferecido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e provê o suporte necessário para a emissão de certificados digitais e chaves de segurança.

Na prática, essa adoção significa mais facilidade na emissão do certificado pessoal ICPEdu para estudantes, professores e servidores técnico-administrativos que possuem acesso à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Confira o tutorial para solicitação do certificado ICPEdu.

O secretário de Tecnologia e Informação da UFG, prof. Leandro Oliveira, explica que o ICPEdu se enquadra como uma assinatura eletrônica avançada e foi disciplinada pela Lei n.º 14.063, de 23 de setembro de 2020. Segundo ele, para as Instituições de Ensino Superior, a adesão a essa certificação evita, por exemplo, a necessidade de emissão de portaria interna informando sobre a validade do uso de um certificado nos documentos e procedimentos realizados.

Além disso, a troca de documentos assinados pela ICPEdu por diferentes instituições passa a não necessitar mais de um acordo explícito e formal entre as partes. Os documentos assinados por servidores e/ou estudantes de uma instituição tem validade para uso em outras instituições. Exemplo, Atas de Defesa de trabalhos acadêmicos ou documentos referentes aos programas de mobilidade acadêmica poderão ser assinados com o uso do certificado. Os servidores da instituição que receberem os documentos poderão validar as assinaturas pelo validador que será indicado na página da SeTI, menu serviços. Vale lembrar que após um ano de sua emissão, o certificado digital emitido irá expirar e um novo certificado deverá ser emitido pelo usuário.

O que é um certificado pessoal?

O Certificado Pessoal é a uma identidade virtual e gratuita, emitida on-line, e que pode ser usado para validar a identificação de usuários em diversos procedimentos digitais. Assim, é possível realizar procedimentos como assinar eletronicamente um documento, realizar a cifragem de documentos e fazer login em sistemas eletrônicos específicos.

Fonte: Secom UFG

Categorie: Notícias SeTI