Tenda Itinerante 21-5-21 - Câmpus Goiás (2)

Parceria entre ICB, IQ e FEN leva teste RT-LAMP ao Câmpus Goiás

On 21/05/21 13:04 .

Equipe Tenda Itinerante vai até Goiás para fazer testes gratuitos de covid-19

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: Divulgação FEN/UFG

A equipe do projeto Tenda Itinerante, composta de professores, técnicos administrativos e estudantes da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG), partiu na madrugada desta sexta-feira (21/5) o Câmpus Goiás da Instituição, onde seguiram com a testagem da comunidade universitária do local.

A diretora da FEN, Claci Rosso, explica que a iniciativa faz parte da parceria entre a FEN, o Instituto de Química (IQ) e o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) para fazer o teste de covid-19 em pessoas da comunidade universitária. A ação foi iniciada nos dias 13, 14 e 17 último no Câmpus Goiânia, quando 923 pessoas foram testadas. Em todos os testes foram utilizados o protocolo UFG RT-LAMP desenvolvidos por pesquisadores do IQ e do ICB, sob a coordenação da professora Gabriela Duarte (IQ).

Tenda Itinerante 21-5-21 - Câmpus Goiás (2)
Testes foram realizados no estacionamento Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Os testes RT-LAMP foram realizados entre 8h e 12h no estacionamento da Unidade de Ciências Sociais Aplicadas do Câmpus Goiás. Na ocasião, foram realizados 77 testes. "Agradeço ao professor Renato [Francisco dos Santos Paula], diretor do Câmpus de Goiás pela acolhida e organização da testagem e à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) que tem apoiado prontamente a todas as demandas deste importante projeto de extensão. Agradecemos também a parceria do ICB em outras etapas de testagem já realizadas e as que ainda estão agendadas para os próximos meses", destaca a professora Claci.

Tenda Itinerante 21-5-21 - Câmpus Goiás (5)
Equipe da Tenda Itinerante saiu de Goiânia para Goiás de madrugada

"Vamos fazer mais uma testagem na semana que vem com os estudantes da FEN que vão entrar em atividade de práticas emergenciais nos hospitais, na rede básica de atenção à saúde da SMS [Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia]. Todos os nossos estudantes de Enfermagem que vão retornar para essas atividades vão fazer um teste", antecipa a diretora da FEN.

Tenda Itinerante 21-5-21 - Câmpus Goiás (1)
Ação faz parte da testagem ampliada iniciada em 13 de maio em Goiânia

Mais de 900 pessoas da comunidade UFG fazem teste de covid-19