Pitch Day 1

UFG e Comunidade da Construção realizam o 1º Pitch Day

En 20/05/21 14:30 .

Evento integra o projeto Living Lab C, que busca soluções sustentáveis para a Construção Civil

Mariza Fernandes

Reunir diversos agentes sociais e construir soluções inovadoras para a Construção Civil com foco na sustentabilidade, esse foi o principal objetivo do 1º Pich Day, realizado na tarde desta quarta-feira (19) pela UFG. O evento integra um importante projeto da Universidade Federal de Goiás, chamado Living Lab C.

De acordo com a pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação e diretora de Transferência e Inovação Tecnológica da UFG, Helena Carasek, o Living Lab é um ambiente de inovação aberta, onde ocorre a colaboração entre empresas, governo, universidade e usuários. “Nosso objetivo é, por meio de uma abordagem sistemática e multidisciplinar de cocriação, integrar processos de pesquisa e de inovação nas comunidades reais, trazendo soluções sustentáveis para a Construção Civil e para a sociedade de uma forma geral”, explicou.

Pitch Day_MCTI
Tecnologista em ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Daniela Mattar.

A tecnologista em ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Daniela Mattar, participou do evento e falou sobre a importância do Living Lab da UFG. “A iniciativa da universidade com o setor privado diferencia muito o projeto porque são relações de confiança. E a temática é fantástica. A questão dos resíduos é um problema mundial que interfere muito na questão climática. É um projeto muito complexo e muito completo. Uma bela tentativa de multiplicação”.

Living Lab C e Comunidade da Construção

Cumprindo a proposta do Pitch Day, de reunir agentes de diversos setores, participaram representantes da prefeitura de Goiânia, do governo estadual e da cadeia da construção civil. O evento teve início com uma fala do coordenador da Comunidade da Construção, Oswaldo Cascudo (EECA-UFG) que, ao saudar os participantes, explicou que o Living Lab C é um projeto ambientado na Comunidade da Construção.

A Comunidade da Construção - Goiânia é um programa de extensão da UFG iniciado há 19 anos, que reúne representantes da cadeia produtiva da construção, tendo como foco a proposição de melhorias para o setor da construção civil. Ele foi formatado pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), é coordenado pela EECA/UFG e se desenvolve com a parceria do Sinduscon-GO.  Atualmente, participam da Comunidade 50 empresas do setor, entre construtoras, projetistas, consultores e fabricantes de materiais de construção.

O diretor do Sindicato da Indústria da Construção (SINDUSCON-GO), Cezar Mortari, reforçou o apoio do Sindicato ao projeto. “Esse é o caminho, o ecossistema, não há como progredir somente com algumas entidades fazendo cada uma o seu caminho. Todos devem andar juntos, de preferência com interesses comuns, fazendo o ecossistema rodar”, afirmou.

Pitch Day_Helena C

As empresas Consciente, Newinc, Pontal Engenharia, Souza Andrade e Toctao Engenharia, referências em sustentabilidade, compartilharam suas experiências de inovação e boas práticas em sustentabilidade. Helena Carasek destacou que há diversas atividades do Living Lab programadas para este ano. “Teremos uma oficina de cocriação, com o objetivo de chamar todos os agentes e aplicar uma metodologia específica para discutir os gargalos e as soluções para a questão dos resíduos de construção civil. Faremos um encontro anual em agosto e no final do ano, teremos um desafio de inovação nacional – o Ideathon”. Todos os eventos serão divulgados no Instagram do Living Lab: @livinglabc

Fuente: Secom UFG

Categorías: Notícias PRPI