Sisu 2021

Comissões de verificação do SiSU UFG e UFGInclui atuarão remotamente

En 11/05/21 11:47 .

Decisão foi tomada devido à pandemia e por que o SiSU envolve candidatos de  todo o País

A Universidade Federal de Goiás (UFG) informa aos candidatos e candidatas aprovados a uma vaga na Instituição por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSU 2021) pela Lei de Reserva de Vagas (Lei nº 12.711) e UFGInclui, em todas as Chamadas, em cursos da Regional Goiânia e Regional Goiás, que confirmaram vaga on-line, que os eventos que previam o comparecimento, de forma presencial, nos locais de matrícula e na entrega de documentação física de matrícula, ocorrerão de forma remota (on-line), em novas datas, conforme novo cronograma que está sendo elaborado e será publicado em breve (14/5 às 17h), assim como a retificação do Edital de matrícula.

A decisão foi tomada considerando o atual momento da pandemia do novo coronavírus, a média diária de infectados e a média diária de óbitos que vem ocorrendo no Estado de Goiás e no Brasil e o baixo índice de vacinação no País e ainda, que o SiSU é um sistema que possibilita o ingresso de estudantes de todos os Estados da federação.

Na UFG, as atividades acadêmicas da Universidade acontecem pelo ensino remoto emergencial (ERE) desde 31 de agosto de 2020, de acordo com o disposto na Resolução  do Conselho Universitário UFG (Consuni) nº 34, de 14 de agosto de 2020.

Segundo o diretor do Centro de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação da UFG (CGA/UFG), Lawrence Gonzaga Lopes, "todas as quatro comissões atuarão no formato on-line (documentos) e/ou remotas (entrevistas)". As comissões são: Comissão de Escolaridade, Comissão de Análise da Realidade Socioeconômica, Comissão de Verificação da Condição de Deficiência e Comissão de Heteroidentificação.

O presidente da Comissão de Heteroidentificação da UFG, Pedro Cruz, destaca que a opção de fazer de forma virtual é para proteger tanto o estudante quanto o integrante da comissão. "Do que já pesquisamos, todas as instituições de ensino superior (Ifes) que estão no SiSU 2021 vão fazer as entrevistas on-line. A Comissão de Heteroidentificação trabalha de forma qualificada na realização desse procedimento a fim de assegurar a aplicação correta desta política", observa.

Lawrence Gonzaga ressalta que os demais processos seletivos da Universidade também serão realizados de forma virtual, devido à pandemia de covid-19. "Os editais de todos os processos seletivos serão revisados para que sejam adequados ao formato on-line".

Clique aqui para ver o Comunicado nº 1

Fuente: Secom UFG