ep2021

Espaço das Profissões UFG terá formato virtual pela 2ª vez

En 26/04/21 13:15 .

Evento começa oficialmente em 3/5, mas haverá lives de aquecimento a partir de 26/4

Espaço das Profissões 2021 - post geral

Versanna Carvalho

A Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza a 12ª edição do Espaço das Profissões, de 3 a 7 de maio de 2021. Pelo segundo ano consecutivo, o evento vai ocorrer de forma on-line, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A exemplo do ano passado, a programação foi organizada para apresentar os cursos de graduação da UFG a estudantes do ensino médio da rede pública e particular de ensino. A atividade é totalmente gratuita e não requer inscrição prévia para assistir e interagir.

O primeiro estágio do evento acontece dentro da programação da TV UFG, no programa Mundo UFG. Nesta etapa, apelidada "esquenta" Espaço das Profissões, que acontece na semana que antecede o evento (de 26/4 a 29/4), serão tratados temas relacionados às formas de ingresso, cotas, acessibilidade, assistência estudantil, entre outros.

Na segunda etapa, entre os dias 3 e 7 de maio, a programação estará totalmente voltada para a apresentação dos cursos. Neste ano haverá dois momentos diários para a apresentação dos cursos: no período matutino (das 8h30 às 12h) por meio do canal do YouTube UFG Oficial, e no período vespertino (das 16h às 18h) na programação da TV UFG (que também será transmitida pelo YouTube) e da Rádio Universitária.

Segundo a coordenadora do Espaço das Profissões, Janice Pereira Lopes, "a proposição destes dois momentos se deu por avaliarmos que a TV UFG e a Rádio Universitária alcançam públicos nem sempre contemplados pela programação do YouTube, uma vez que nem todos os estudantes têm acesso à internet. A veiculação da programação por meio da TV aberta e da rádio se apresenta como uma forma de ampliar e democratizar ainda mais o  acesso à programação do evento".

2ª edição virtual

A coordenação do Espaço das Profissões avalia que o evento do ano passado, que já foi realizado em formato virtual, ampliou a oportunidade de acesso a informações acerca da Universidade e dos cursos ofertados a pessoas que, por motivos diversos, dificilmente teriam a chance de participar da versão presencial do Espaço das Profissões.

"O Espaço das Profissões é uma grande ação de extensão da UFG e que possui um papel social incalculável, papel este que ficou ainda mais evidente quando conseguimos, por meio da edição virtual do evento, extrapolar as fronteiras geográficas de Goiânia e da região metropolitana. Observamos a participação de pessoas das mais diversas regiões do estado de Goiás e, também, de outros estados do País", observa Janice.

Na edição de 2019 houve, durante os dois dias do evento, a presença de aproximadamente 28 mil pessoas circulando pelos espaços da Universidade. Já na edição de 2020, tomando como base o número de participantes ao longo das lives, o número de visualizações dos vídeos disponibilizados na playlist do evento (que permanecem disponíveis) e uma estimativa do público que acompanhou o evento por meio da veiculação no canal da TV UFG, há uma participação estimada em mais 50 mil visualizações/acessos ao evento de 2020.

"Para 2021 a expectativa é de que o alcance do evento seja ainda maior, especialmente por acreditarmos que esse formato esteja melhor incorporado à rotina dos estudantes e escolas, envolvidos em aulas on-line desde o segundo semestre do ano passado. Acredito que o formato virtual tende a ser incorporado permanentemente às edições futuras, presenciais, do Espaço das Profissões, haja visto o seu potencial de alcançar lugares e pessoas que estejam geograficamente mais distantes da UFG", afirma a coordenadora do evento.

Sobre o Espaços das Profissões

O Espaço das Profissões, criado em 2009 e que recebe mais de 20 mil pessoas anualmente, tem por objetivo orientar estudantes e a comunidade sobre os cursos da Universidade abrindo as portas também para acesso a inúmeras experiências não só na área de ensino, mas também na pesquisa e na extensão que são oferecidas pela instituição. E não só isso, durante o evento toda a comunidade é convidada a se aproximar mais da ciência produzida na UFG e conferir de perto o impacto dela na sociedade.

Links importantes

Para visitar o site do evento, clique em https://www2.espacodasprofissoes.ufg.br/

Para ver a programação, clique aqui

Link para o 1º dia do evento: https://www.youtube.com/watch?v=cjEZraqUH-E

Para conhecer a programação do "Esquenta" do Espaço das Profissões 2021, de 26/4 a 29/4, das 16h às 17h, clique aqui

Hoje tem Espaço das Profissões!

Acompanhe hoje o 2ª dia do Espaço das Profissões 2020

Espaço das Profissões apresenta formas de ingressos na UFG