eleições de conselhos 2021

Prorrogado período de inscrições para Conselhos e Câmaras da UFG

En 26/03/21 16:20 .

Para se inscrever, é preciso preencher formulário no Portal UFG até o dia 31 de março

Versanna Carvalho

Você sabia que pode participar das decisões da Universidade Federal de Goiás (UFG) e ajudá-la a ser uma instituição ainda melhor? O Estatuto da UFG prevê a participação de representantes dos servidores docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes no Conselho Universitário (Consuni), no Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec), nas Câmaras Setoriais, e no Conselho Gestor e Conselhos Setoriais do Câmpus Goiás.

Uma nova janela de oportunidade para ingressar nesses Conselhos e Câmaras estará aberta até o dia 31 de março de 2021. A Comissão Eleitoral do Consuni está recebendo as inscrições de candidatos a representantes por meio de um formulário disponível no portal UFG (www.ufg.br). Na ficha devem constar informações sobre os dados do candidato a titular e do candidato à representação suplente. Não é permitida chapa mista composta por representantes de diferentes categorias (docente, técnico e discente).

Da mesma forma que a inscrição das candidaturas, a eleição também vai ser on-line entre 14 e 15 de abril de 2021. O processo de votação vai ser iniciado às 8h da manhã do dia 14 e encerrado às 17h do dia seguinte, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eleições da UFG (SIGEleição). A apuração dos votos e processamento dos resultados serão iniciados após o encerramento da votação na Secretaria de Tecnologia e Informação (Seti/UFG). Serão considerados eleitos os candidatos mais votados até o limite das vagas de cada Conselho ou Câmara. O resultado da eleição será divulgado até 16 de abril de 2021, pelo Portal UFG.

“Os conselhos e Câmaras da UFG são fundamentais para o funcionamento da instituição. Por isto, a participação ativa nestas instâncias de deliberação contribui para que a UFG seja uma instituição mais democrática, atuante, dialógica e transparente que quer estar cada vez mais próxima da sua comunidade e também da sociedade. É muito importante que cada segmento da comunidade acadêmica, estudantes, professores e servidores técnico-administrativos participem dessas eleições e contribuam para a construção da UFG que nós queremos”, conclama o reitor da UFG, Edward Madureira.

Candidaturas

De acordo com o edital 01/2021 da Comissão Eleitoral UFG, podem se inscrever no pleito servidores docentes permanentes e servidores técnico-administrativos em educação do quadro permanente, que estejam no exercício da função. Os estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) também podem participar desde que estejam regularmente matriculados, exceto aqueles com matrículas trancadas.  O mandato é de dois anos.

Consuni e Cepec

O Estatuto da UFG, define o Consuni como o órgão máximo de função normativa, deliberativa e de planejamento da UFG. Este Conselho, convocado e presidido pelo reitor, reúne-se ordinariamente uma vez a cada três meses e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo reitor ou por requerimento da maioria dos seus membros.

Dentre as atribuições do Consuni estão a definição de diretrizes acadêmicas e administrativas da Universidade; a aprovação o plano de desenvolvimento institucional (PDI) e aprovação do plano de gestão de cada reitorado.

O Cepec é o órgão de supervisão, com atribuições deliberativas, normativas e consultivas sobre atividades didáticas, científicas, culturais, artísticas, de interação com a sociedade e se estrutura em três instâncias de deliberação: Plenário, Câmaras Superiores Setoriais e Câmaras da Regional Goiás.

As Câmaras Superiores Setoriais do Cepec são: Câmara Superior de Graduação; Câmara Superior de Pesquisa e Pós-Graduação e Câmara Superior de Extensão e Cultura.

Serviço

Inscrições abertas para as eleições 2021 de membros dos Conselhos e Câmaras da UFG

Período: prorrogado até 31 de março de 2021

Inscrição: Ficha de inscrição de chapas para os Conselhos e Câmaras da UFG Edital 001/2021