Edital_TesteRT-LAMP (1)

UFG lança edital de transferência tecnológica do teste RT-LAMP

Sur 16/03/21 18:29.

Protocolo para técnica de diagnóstico molecular da covid-19 é mais barato e rápido

Edital RT-LAMP 2021
Equipe do projeto fará os treinamentos de forma gratuita (Imagem: PRPI UFG)

 

Versanna Carvalho

A Universidade Federal de Goiás (UFG) publicou o edital de oferta tecnológica nº 01/2021 em (9/3) para tornar público o processo seletivo para transferência de tecnologia e licenciamento por meio da metodologia in house para uso ou exploração comercial, sem exclusividade, do protocolo UFG para teste RT-LAMP de diagnóstico molecular da covid-19. O público-alvo são laboratórios de análises clínicas, hospitais, clínicas e demais instituições que compõem o sistema de atenção à saúde, públicas ou privadas, capazes de atender à Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 302/2005 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O objetivo é contribuir ainda mais para o enfrentamento da covid-19, por meio da ampliação da capacidade de testagem e da oferta de teste de diagnóstico economicamente acessíveis para a sociedade. A candidatura dos interessados em participar do processo seletivo se dará por meio do envio de e-mail com o assunto “Inscrição - Edital de Oferta Tecnológica do Teste Covid-19” para o endereço eletrônico inovacao.prpi@ufg.br. O prazo limite para enviar a mensagem com a documentação exigida termina às 23h59, de 22 de março de 2021 (próxima segunda-feira). 

Etapas do edital

De acordo com o edital, a tecnologia é baseada em conhecimentos e técnicas não amparados pelos direitos de propriedade industrial. As etapas do processo de transferência tecnológica incluem a disponibilização de Relatório Técnico de Validação realizado pela UFG; realização de treinamento presencial para até três pessoas de cada instituição contratada, com duração de até 4 horas, a ser realizado nas dependências da UFG; visita técnica de acompanhamento da implantação do processo produtivo de realização do teste de diagnóstico nas instalações da instituição contratante, mediante agendamento; visita técnica de acompanhamento do processo de validação do protocolo do teste de diagnóstico nas instalações da contratante, mediante agendamento. 

A iniciativa faz parte do Termo de Cooperação Técnica UFG nº 2/2020 firmado entre o  Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 18ª Região, e a UFG, com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Transferência de tecnologia

O grupo de cientistas que criou o protocolo UFG para teste RT-LAMP de diagnóstico molecular da covid-19 é formado pela professora do Instituto de Química da UFG (IQ), Gabriela Rodrigues Mendes Duarte; a professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), os pesquisadores Elisângela de Paula Silveira Lacerda; Livia do Carmo Silva (ICB); Kézia Gomes de Oliveira (IQ); Geovana de Melo Mendes (IQ); Paulo Felipe Neves Estrela (IQ); Carlos Abelardo dos Santos (ICB); e Marcio Neres de Souza Junior (IQ). 

Em reportagem do Jornal UFG, a professora do IQ, Gabriela Duarte, afirma que “a equipe do projeto fará o treinamento das equipes de forma gratuita, fazendo com que este diagnóstico seja mais rápido e que possa salvar vidas”. Na mesma publicação, a professora do ICB, Elisângela Lacerda, que também participa da pesquisa explica que a transferência da tecnologia do teste RT-LAMP UFG", ressalta que a transferência de tecnologia "é a etapa final do processo de desenvolvimento científico e tecnológico realizado na universidade, ela significa que a inovação tecnológica está em vias de se tornar acessível à sociedade, por meio de empresas e instituições com capacidade de produzir, fornecer ou comercializar na forma de novos produtos, processos ou serviços."

O que é a tecnologia

A tecnologia denominada Protocolo UFG para teste RT-LAMP de diagnóstico molecular da covid-19 detecta a presença do RNA do vírus Sars sARS-CoV-2 durante o período de infecção ativa através da transcrição reversa seguida pela amplificação isotérmica mediada - RT-LAMP (do inglês: reverse transcription loop-mediated isothermal amplification) na análise de amostras de swab nasofaríngeo coletadas com swab estéril e acondicionadas em criotubos contendo 1,5 ml de solução salina 0,9% de cloreto de sódio (NaCl).

Os resultados positivos para o teste são identificados por detecção visual mediante a observação de mudança de coloração das amostras. O protocolo UFG para teste RT-LAMP de diagnóstico molecular da covid-19 é uma alternativa aos métodos convencionais de RT-qPCR e apresenta as seguintes vantagens: requer um conjunto de aparato instrumental barato e facilmente encontrado em laboratórios de análises clínicas; o treinamento da equipe técnica para realização das análises e interpretação dos resultados é rápido; o tempo médio da análise para a obtenção do resultado final é de aproximadamente 50 minutos; possui confiabilidade dos resultados equivalente ao obtido por PCR; e apresenta grande potencial para aplicações mesmo em locais com pouca estrutura laboratorial.

Links importantes

Edital de Oferta Tecnológica UFG Nº 001/2021 (RETIFICADO)

Anexo I - Resumo Executivo da Tecnologia (RETIFICADO)

Anexo IV - Minuta de Contrato de Fornecimento de Tecnologia (know-how) e Licenciamento de Direitos para Uso e/ou Exploração Comercial (RETIFICADO)

Edital PRPI n 01 de Retificação de Oferta Tecnológica/2021

Edital de oferta tecnológica nº 01/2021 

Anexo I - Resumo Executivo da Tecnologia 

Anexo II - Declaração de Interesse, Concordância e Cumprimento de Requisitos

Anexo III - Relação de Documentos para Demonstração de Habilitação Jurídica, Fiscal e Trabalhista

Anexo IV - Minuta de Contrato de Fornecimento de Tecnologia (know-how) e Licenciamento de Direitos para Uso e/ou Exploração Comercial

 

Cronograma edital de oferta tecnológica UFG 

Data

Etapas

09/03/2021

Lançamento do edital no sítio oficial da UFG;

16/03/2021

Data limite para impugnação do edital;

22/03/2021

Data limite para o recebimento da documentação para a candidatura das instituições interessadas;

24/03/2021

Data limite para a publicação do resultado preliminar de instituições habilitadas;

25/03 a 26/03/2021 

Período para interposição de recursos; contra o resultado preliminar de instituições habilitadas;

29/03/2021

Publicação do resultado final de instituições habilitadas;


Início do período de convocação das instituições habilitadas

 para assinatura de contrato;


Divulgação do calendário de datas disponíveis para a realização das etapas da transferência de tecnologia.

 

Saiba mais

HC-UFG aplica teste molecular rápido para covid-19 desenvolvido na Universidade

Pesquisas em diversas áreas engrandecem cenário científico da UFG

Química e bióloga desenvolveram o teste molecular rápido para covid-19

Pesquisa da UFG de testes para Covid-19 recebe R$300 mil do MPT GO

UFG desenvolve teste molecular rápido para COVID-19 em microchips

 

Source: Secom UFG com informações da PRPI

Catégories: notícias Editais inscrições abertas PRPI IQ