CEI graduação

CEI gradua empresas e lança novos selos de incubação e graduação

Em 25/02/21 12:42.

Cerimônia virtual reuniu empreendedores, representantes da UFG e parceiros

CEI graduação
Mesa virtual para cerimônia de graduação (Imagens: captura de tela)

 

Na terça-feira (23/2) o Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI) realizou a cerimônia de graduação de quatro empresas: Bio Manejo, Breadys, Koneksi e Luna Greentech, que, com a determinação dos seus gestores e apoio do CEI, conseguiram superar momentos de incerteza e continuam na luta rumo aos seu objetivos. As empresas estão aptas a buscar maior sustentabilidade e autonomia de mercado, pois já cumpriram as etapas dos programas de pré-Incubação e de Incubação no CEI. A transmissão da cerimônia foi pela plataforma Google Meet.

As empresas graduadas são aquelas que passaram por processos de pré-incubação e incubação, e alcançaram níveis satisfatórios de autonomia e sustentabilidade para avançarem sozinhas no mercado. “Nesse sentido, essas quatro empresas são um orgulho para a UFG, pois progrediram para esses novos patamares com louvor, mesmo em um momento como esse.O sucesso de vocês é o sucesso da UFG”, celebrou a pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação (PRPI) e diretora de Transferência e Inovação Tecnológica UFG, Helena Carasek.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Jesiel Freitas Carvalho, agradeceu pelo empenho  dos empreendedores e pela confiança depositada na UFG ao escolherem o CEI para incubar seus projetos. “Também elencamos aqui os nossos parceiros Funtec,  Sebrae, Funape e Fapeg, cujos representantes tanto nos honram com suas presenças, e, sem os quais, projetos como esse não seriam possíveis, concluiu Carvalho.

Ao relembrar os primeiros passos do CEI, há pouco mais de 15 anos e todos os avanços alcançados no sentido de apoiar o empreendedor,  o reitor Edward Madureira afirmou que vê com entusiasmo o protagonismo da UFG na sociedade , "especialmente neste momento em que a pesquisa e o empreendedorismo são cada vez cada vez mais necessários", ressalta.

CEI novos selos
Lançamento do selo CEI Empresa Incubada e selo CEI Empresa Graduada

 

CEI premio
Solenidade marca lançamento do Prêmio Empresa Inovadora 2021

 

Incubadoras

Incubadoras de empresas amparam o estágio inicial de empresas nascentes que se enquadram em determinadas áreas de negócios. Uma incubadora de empresas pode ser definida, portanto, como um ambiente flexível e encorajador no qual são oferecidas facilidades para o surgimento e o crescimento de novos empreendimentos. 

No programa de incubação de empresas, o CEI UFG Goiânia conta atualmente com dez projetos em fase de pré-incubação, sete empresas incubadas e vinte e cinco empresas já graduadas. Entre os serviços oferecidos pelo CEI às empresas ligadas ao programa de Incubação de empresas, pode-se destacar: 

  •         Cursos, seminários e palestras;
  •         Consultorias e Assessorias especializadas;
  •         Identificação de linhas de financiamento e fomento;
  •         Orientação para elaboração e encaminhamento de projetos para captação de recursos; 
  •         Orientação sobre depósito de patentes, registro de marcas e outras modalidades de propriedade intelectual;
  •         Apoio na identificação e intermediação de contatos com professores/pesquisadores da UFG que possam colaborar no aprimoramento tecnológico dos produtos, processos e serviços;
  •         Divulgação de oportunidades variadas, tais como editais para captação de recursos, programas de capacitação, missões empresariais, participação em feiras e eventos, entre outros;
  •         Possibilidade de contratação das empresas incubadas por empresas beneficiárias da Lei de Informática para realização de projetos de P&D&I, uma vez que o CEI é credenciado junto ao Comitê da Área de Informática (CATI)/MCTI.
  •         Beneficiárias da Lei de Informática para realização de projetos de P&D&I, uma vez que o CEI é credenciado junto ao Comitê da Área de Informática (CATI)/MCTI.

 

 

Fonte: CEI UFG

Categorias: notícias CEI UFG