Analisa-UFG---Visão-Geral

Plataforma Analisa UFG evolui e oferece novas funcionalidades

On 12/02/21 11:01 .

Novidades foram apresentadas pela equipe do Cercomp/Seti aos dirigentes da Universidade

Analisa-UFG-Graduação

Painéis indicadores sobre estudantes de graduação (Imagens: Cercomp/Seti UFG)

Idealizada para integrar e disponibilizar dados de diversas fontes e sistemas computacionais, a Plataforma Analisa UFG, desde o seu lançamento ao final de 2018, vem constantemente passando por reformulações e melhorias com foco no atendimento às demandas da gestão e a experiência dos usuários da plataforma.

As novidades apresentadas pela equipe do Centro de Recursos Computacionais, vinculado à Secretaria de Tecnologia e Informação (Cercomp/Seti), na reunião de Diretores de Unidades (11/02), conduzida pelo reitor, Edward Madureira Brasil, e pela vice-reitora, Sandramara Chaves, com a participação de pró-reitores e secretários, demonstram uma evolução extraordinária da plataforma no que se refere às estratégias para acessos e visualizações dos painéis indicadores e relatórios dinâmicos, com a implementação de novas ferramentas e recursos que permitem maior dinâmica e interação para manipulação e exploração de dados.

Um aspecto importante no processo para disponibilização desses dados é a colaboração imprescindível das áreas finalísticas e administrativas da UFG. Essa colaboração envolve um trabalho minucioso de levantamento de demandas de dados e sua validação em painéis e relatórios. Após sua disponibilização, o uso dessas informações têm auxiliado e agilizado o atendimento de diversas demandas de dados da gestão e pedidos de informação.

Analisa-UFG-Assistência-Estudantil.

Análise de dados sobre assistência estudantil

Transparente

Na avaliação da diretora de Gestão Técnica da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Edyr Oliveira, “o Analisa foi transformador, pois além de promover autonomia na obtenção de dados e relatórios, ressignificou a importância das informações acadêmicas da graduação, de um jeito atraente, descomplicado e transparente!”. O diretor de Indicadores Sócio Acadêmicos da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), João Medrado, considera que “a Plataforma Analisa é uma ferramenta que concretiza o compromisso de dar domínio público ao que se realiza, de forma sistemática e atualizada, tornando possível o acompanhamento e consultas por parte de todos os interessados”. Os painéis de indicadores da Prograd e Prae, além de outras áreas temáticas, estão disponíveis no endereço https://analisa.ufg.br/.

Outros painéis de indicadores estão em desenvolvimento pela equipe de Análise de Dados/Cercomp, em colaboração com os órgãos interessados, entre eles os relacionados ao Programa UFG Sustentável e aos pagamentos executados pela Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proad). Na avaliação do pró-reitor da Proad, Robson Geraldine, “a Proad entende o Analisa UFG como importante ferramenta de auxílio à gestão, possibilitando o acompanhamento dinâmico das ações gerenciais e total transparência dos processos relacionados à gestão administrativa e financeira da universidade.”

Para o diretor do Cercomp, Igor Vieira, “a Plataforma Analisa tem um potencial cada vez mais ascendente de evolução e apoio à gestão da Universidade, tanto pelos avanços tecnológicos quanto do conjunto de dados e abordagens de visualização”. O secretário da Seti, Leandro Oliveira, tem uma avaliação semelhante e acrescenta que “a equipe técnica tem desenvolvido trabalhos no sentido de ampliar as ofertas de painéis e relatórios, disponibilizar as séries históricas dos dados e de indicadores de gestão, além de evoluir com a utilização de técnicas de inteligência artificial”.

Reconhecimento

A Plataforma Analisa UFG esteve entre as iniciativas finalistas do 24º Concurso de Inovação no Setor Público (2020), promovido pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, na Categoria 2: Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Federal. De um universo de 283 iniciativas submetidas, a Plataforma foi selecionada como uma das 18 práticas inovadoras (6 em cada categoria).

A iniciativa objetiva identificar, dar visibilidade e reconhecer o trabalho de servidores públicos que no seu cotidiano profissional se destacam por novas abordagens para a solução de problemas. A premiação valoriza as equipes de servidores públicos que, comprometidos com o alcance de melhores resultados, dedicam-se a repensar atividades cotidianas por meio de pequenas ou grandes inovações que gerem melhoria na gestão das organizações e políticas públicas, contribuam para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornem mais eficientes as respostas do Estado diante das demandas da sociedade.

Quelle: Cercomp/Seti UFG

Kategorien: notícias destaque SeTI