Promover Ifes

Live responde dúvidas sobre Promover Ifes

Sur 02/02/21 18:52.

Programa inscreve para cursar disciplinas virtualmente em quatro universidades parceiras

Uma live conjunta entre as universidades do Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Promover Ifes) tirou dúvidas dos estudantes sobre como participar do programa que tem o objetivo de permitir uma maior integração do sistema de ensino superior.  O prazo para se inscrever em disciplinas da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA) termina no próximo dia 3 de fevereiro de 2021 (quarta-feira). Para disciplinas da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB),  o prazo é até 8 de fevereiro de 2021 (segunda-feira).

Promover Ifes

Participaram da live no dia 2 de fevereiro a pró-reitora de graduação da UFG, Jaqueline Civardi, a pró-reitora de graduação da FURG, Sibele Martins, pró-reitor de gestão acadêmica da UFSB, Francesco Lanciotti Júnior e a Pró-reitora de Ensino da UFMA, Isabel Ibarra Cabrera, entre outros gestores das universidades. Cada um deles deu informações sobre suas universidades, bem como especificidades de cada instituição. Também foi feito uma explicação sobre o edital e, em seguida, respondidas as dúvidas dos estudantes.

O Programa permite que estudantes de graduação das quatro Universidades poderão cursar disciplinas/componentes curriculares em qualquer uma das instituições participantes da rede. Este é um projeto piloto e, nesse primeiro edital, são ofertadas 340 disciplinas de diversas áreas do conhecimento, sendo 168 delas oferecidas pela UFG. Estão aptos a participar do processo seletivo estudantes de graduação com a matrícula ativa em uma das instituições signatárias do Promover Ifes. Confira o edital.

Confira algumas informação do edital oferecidas durante a live.

Quantas disciplinas o estudante pode cursar via Promover Ifes?

O estudante poderá cursar até 3 disciplinas na IES de destino de sua escolha (uma das outras três participantes).

Quem está apto a participar?

Todos os estudantes de graduação das quatro instituições parceiras regularmente matriculados e/ou com a matrícula ativa em suas IES de origem.

“IES de origem” é a Instituição de Ensino Superior em que o/a estudante possui vínculo regular

“IES de destino” a Instituição de Ensino Superior em que o/a estudante cursará disciplina(s)/componente(s).

Pessoas com deficiência

A IES de origem deverá manter o apoio ao estudante com deficiência, bem como a oferta de todos os recursos necessários levando em consideração as barreiras específicas do estudante em relação ao contexto da disciplina que irá cursar, compreendendo: a) acompanhamento de assistente/monitor; b) adaptação material; c) apoio pedagógico; d) tecnologia assistiva;

Via internet em formulário eletrônico disponível no edital.

Cuidados no preenchimento

Observar as datas de inscrição (há duas datas diferentes dependendo da instituição); confira os documentos necessários para correto envio; importante envio de documento que comprove a carga horária cursada pelo estudante até o momento.

O ambiente das disciplinas

Cada universidade utiliza plataformas específicas para as aulas como Moodle, Google Meet, Ava, entre outras.

Contatos das instituições para dúvidas:

Veja algumas dúvidas respondidas durante a live:

Há prazo para aproveitamento das disciplinas?

O aproveitamento será feito de acordo com as regras da instituição de origem. Orienta-se fazer em seguida ao término da disciplina.

Estou no 1º ciclo na UFSB, mas quero aproveitar quando estiver no 2º ciclo. Posso aproveitar?

Sim, será possível aproveitar seguindo as regras estabelecidas de aproveitamento de disciplinas (componentes) de acordo com as regras da instituição de origem.

Como saber as disciplinas que podem ser aproveitadas na universidade?

Consulte o coordenador de seu curso para auxílio na identificação das disciplinas.

Quem é responsável pela seleção e divulgação?

A Instituição de destino irá divulgar os selecionados em seus sites e via email.

IES participantes iniciarão o semestre 2020/2?

Sim. Todas estão iniciando o semestre 2020/2.

O edital será semestral?

O próximo edital já está sendo pensado e a intenção é ter mais instituições participantes.

Será que as instituições criassem uma planilha com as possibilidades de aproveitamento de disciplina não facilitaria o processo?

É uma proposta que será acolhida e analisada pelas instituições para novas edições. Por enquanto a orientação é buscar apoio das coordenações de curso.

Como será o vínculo do estudante com as instituições?

É um aluno especial (cada instituição tem um nome específico) e o vínculo só vale para aquelas disciplinas.

Haverá sistema de cotas para a seleção?

As instituições entendem que na entrada na universidade os estudantes foram contemplados com as cotas. Para desempate em caso de concorrência das vagas foi estipulado o percentual de integralização do curso. Quanto mais perto de terminar o curso, maior a prioridade. Mas os gestores lembram que há muitas vagas e a possibilidade de participar do programa é grande e orientam inscrever-se para as disciplinas que tem interesse.

Existe a possibilidade de cancelamento?

Sim, há essa possibilidade. O calendário para esse cancelamento é o da instituição de destino.

Para acessar o edital do Programa Promover Ifes, clique aqui

Para assistir a live para tirar dúvidas sobre o programa clique aqui

Para assistir à live de lançamento do Programa Promover Ifes, clique aqui

Programa de Mobilidade Virtual abre inscrições