capa reunião inovação 01.jpg

UFG sedia reunião com dirigentes de entidades por inovação em Goiás

Sur 16/01/21 12:11.

Representantes de 13 instituições participaram do encontro que busca desenvolver um ambiente propício para a inovação no Estado

Texto: Salvio Farias

Fotos: Edinan Ferreira/SGG

O Parque Tecnológico Samambaia, localizado na Universidade Federal de Goiás, sediou na sexta-feira (dia 15) a primeira reunião com representantes de instituições que integram o Ecossistema de Inovação no Estado de Goiás. O objetivo do grupo é desenvolver um ambiente que estimule e fortaleça projetos e ações de inovação em Goiás.
Neste primeiro encontro, que a partir de agora vai ocorrer com grande regularidade, o palestrante convidado foi o professor e pesquisador da PUC-RS, Jorge Luis Nicolas Audy. Ele é reconhecido nacionalmente pela autoria e co-autoria em diversas obras sobre o tema, como Inovação e Interdisciplinaridade na Universidade e Sistemas de Informação - Planejamento e Alinhamento Estratégico nas Organizações.

IMG-20210116-WA0005.jpg

Prof. Jorge Audy, pesquisador da PUC Rio Grande do Sul

Jorge Audy falou para uma seleta plateia de reitores e representantes de outras entidades sobre a importância da educação como primeiro passo para o desenvolvimento: “O desafio da inovação é o desafio da educação”, disse ele, citando exemplos de países como Israel, Finlândia e Noruega, que investiram primeiro em educação e há alguns anos têm figurado como campeões de inovação em âmbito global.

IMG-20210116-WA0006.jpg

Reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, prof. Jorge Audy, Pró-reitora de Pós-graduação da Puc Goiás, Milca Severino, vice-reitora da UFG, Sandramara Chaves e o chefe de gabinete da Puc Goiás, Lorenzo Lago

O professor Audy disse que os parques tecnológicos não devem funcionar como bolhas, isolados da sociedade. Ele enfatizou que é preciso investir para que se crie todo um ecossistema que amplie e incentive a geração de pesquisas e ações inovadoras em diversos ambientes.
No campo educacional, além do reitor Edward Madureira Brasil e da vice-reitora Sandramara Matias Chaves, da UFG, o grupo foi formado por reitores e representantes da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Instituto Federal de Goiás (IFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Universidade Federal de Jataí (UFJ), Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Universidade de Rio Verde (UNIRV) e UniEvangélica.
Participaram também dirigentes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação de Goiás (SEDI), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).
Embora esta seja o primeiro encontro ampliado, com membros do governo de Goiás, reitores já haviam dado o passo inicial nessa direção há alguns meses, quando começaram as discussões sobre o tema. A próxima etapa será ampliar o convite para entidades que congreguem empresários.

IMG-20210116-WA0004.jpg

Secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Márcio César Pereira