Capa_nva_Portal_Atenção_2019_1

Estudantes da UFG ganham facilidade para peticionar assuntos acadêmicos

In 04/11/20 09:57 .

Mais de 20 assuntos relacionados a rotinas acadêmicas poderão ser encaminhados via SEI/UFG

Texto: Caroline Pires

O Centro de Gestão Acadêmica (CGA/PROGRAD/UFG) passa a disponibilizar todos os assuntos passíveis de gerar requisições, ora previstos na Instrução Normativa n.º 01/2018R do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação (RGCG), no peticionamento eletrônico do Sistema Eletrônico de Informações (SEI/UFG). Na prática, essa melhoria significa mais praticidade e facilidade de acesso para que os estudantes da UFG, ou mesmo o cidadão, possam solicitar uma série de procedimentos administrativos relacionados ao seu curso sem precisar se deslocar pessoalmente à sua Unidade Acadêmica ou ao CGA. A implementação dessa facilidade foi realizada em parceria com o Centro de Informação, Documentação e Arquivo (Cidarq/SeTI/UFG).
O diretor do Centro de Gestão Acadêmica, prof. Lawrence Gonzaga, explica que a implementação dessa facilidade estava prevista no planejamento do órgão, mas que com a pandemia a necessidade de disponibilização do peticionamento eletrônico aumentou. “A partir de agora mais de 21 assuntos relacionados a rotinas acadêmicas poderão ser encaminhados via SEI/UFG”, destacou.
Confira a lista de assuntos que estão disponíveis para peticionamento eletrônico e o tutorial completo para a realização dos procedimentos:

1. Acréscimo de componentes curriculares (recurso ao Conselho Diretor)
2. Antecipação de Conclusão de Curso (LEI Nº 14.040/2020- Enfermagem; Farmácia, Medicina e Odontologia)
3. Aproveitamento de competências profissionais (Estágio C. Obrigatório)
4. Aproveitamento de Componentes Curriculares
5. Autorização para cursar disciplina em outra IES
6. Cancelamento de componente curricular (recurso ao Conselho Diretor)
7. Colação de Grau Especial
8. Desistência de curso (Irrevogável)
9. Extraordinário Domínio de Conteúdo
10. Liberação de pré-requisitos e correquisitos
11. Mobilidade Acadêmica Interna à UFG (PMI)
12. Mobilidade Acadêmica Nacional Externa à UFG - PME e PMIPES
13. Pós-Graduação e Ensino Médio (CEPAE): Requerimento de vaga em Disciplina da Graduação
14. Recurso Contra Exclusão (Inclusive Prorrogação de Prazo)
15. Requerimento de 2ª Chamada de Avaliação (recurso ao Conselho Diretor)
16. Revisão de Frequência (recurso ao Conselho Diretor)
17. Revisão de Notas (recurso ao Conselho Diretor)
18. Trancamento de Matrícula.
19. Tratamento Excepcional (Aluna gestante)
20. Tratamento Excepcional (Portador de Afecções, Infecções e Traumatismos)

Fonte: Secom/UFG

Categorie: notícias CGA PROGRAD