visita HC

Ministro da Educação visita laboratórios de excelência e novo prédio do HC-UFG

Em 24/10/20 19:20.

Entre as instalações apresentadas estiveram os laboratórios do Parque Tecnológico Samambaia e Labtime-UFG

Kharen Stecca, Fabrício Soveral e Salvio Farias

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, esteve em Goiânia para uma visita oficial neste fim de semana. Com agenda cheia, o ministro visitou dois campi da Universidade Federal de Goiás, além de ter participado de café da manhã com o prefeito de Goiânia Iris Rezende e almoço com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. No domingo está prevista visita ao câmpus de Trindade do Instituto Federal Goiano (IF Goiano).
Na manhã de sábado, o ministro foi recebido pelo reitor Edward Madureira Brasil, pela vice-reitora Sandramara Matias Chaves e pelo superintendente do Hospital das Clínicas da UFG/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), José Garcia Neto, para conhecer as novas instalações do Hospital. A visita foi acompanhada pelo Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, pelo presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira e pelo secretário de Educação Tecnológica e Profissional (Setec/MEC), Wandemberg Venceslau.

visita HC
Agenda na UFG começou com a visita ao novo prédio do HC-UFG (Fotos: Salvio Farias)

Também participaram do evento o deputado Major Vitor Hugo de Araújo Almeida, o diretor de Administração e Infraestrutura da Ebserh, Erlon César Dengo, e o assessor de Conformidade e Gerenciamento de Riscos da Ebserh, José Arnon dos Santos Guerra.
Na recepção, o reitor Edward Madureira Brasil disse que a ampliação do HC é um anseio antigo de estudantes, professores e profissionais de todas as áreas da saúde. “Porém, o grande beneficiado será o público do Estado de Goiás, e também do Brasil, que usufruirá de um grande centro de excelência, um dos mais modernos hospitais do País, capaz de realizar procedimentos de alta complexidade”, afirmou, enfatizando que o pleno funcionamento do HC representará um salto de qualidade na saúde em Goiás.
Liderados pelo superintende José Garcia, a equipe de governança do HC mostrou o novo edifício de internações, que possui 20 pavimentos e está pronto para uso. Embora haja alguns andares cedidos temporariamente para atender pacientes com covid-19 por uma unidade especial da Secretaria Municipal de Saúde, a previsão é que o novo edifício seja inaugurado no aniversário de 60 anos da Universidade, que ocorrerá em dezembro.  O ministro Milton Ribeiro enalteceu a importância dos hospitais universitários como espaço de aprendizado e elogiou a edificação em Goiânia: “Eu cheguei há pouco tempo ao MEC, mas estou tendo o privilégio de participar de uma entrega de uma obra tão grandiosa”.

visita hc
O Superintendente do HC José Garcia Neto apresentou as instalações do novo prédio que será inaugurado em dezembro de 2020

O governador Ronaldo Caiado também destacou a importância do Hospital das Clínicas como um lugar de produção de conhecimento e formação de profissionais competentes, que têm recebido reconhecimento nacional. “Nós temos aqui excelentes condições de expandir o conhecimento e levar para todo o Estado profissionais capazes de garantir saúde de qualidade à nossa população”.
O grupo visitou alguns pavimentos modelos, como o 6º andar, destinado ao Centro Cirúrgico, que contará com 15 salas de cirurgia; o 15º andar, destinado à internação, que comportará 60 leitos, distribuídos em 30 enfermarias, e quatro isolamentos; o 5º andar, onde funcionará a UTI Pediátrica, com 18 leitos; e o 1º andar, destinado ao Centro de Material Esterilizado (CME).
Na sequência a comitiva visitou o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) e laboratórios e clínicas da Faculdade de Odontologia que disponibilizam atendimento de excelência à população em geral.

Parque Tecnológico

No período da tarde o ministro esteve no Câmpus Samambaia e o  para conhecer o Parque Tecnológico Samambaia. Estiveram presentes também o secretário de Educação Tecnológica e Profissional (Setec/MEC), Wandemberg Venceslau e o deputado Major Victor Hugo, entre outras autoridades. O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Carvalho apresentou a planta do Parque e explicou como funciona a gestão conjunta com outras instituições do estado de Goiás e empresas para prestação de serviços tecnológicos altamente especializados e para a realização de pesquisas aplicadas e em cooperação com as empresas. O ministro questionou sobre gestão e financiamento do Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI). Ele também conheceu alguns laboratórios como o de Microscopia Eletrônica e Análise Pontual e a Divisão de análises química e estrutural. Em seguida, visitaram o IPE Lab um local onde estudantes, mas também pessoas da comunidade, podem utilizar para desenhar e manipular criações digitais. Entre os equipamentos disponíveis estão impressoras 3D, fresadoras, tornos e outros equipamentos para design, modelação, prototipagem, teste, fabricação e documentação. Os visitantes receberam fast shields (equipamentos de proteção individual) durante a visita.

parque tecnológico
Foram apresentados os diversos equipamentos disponibilizados no CRTI para uso das instituições parceiras

Em seguida a comitiva conheceu o Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (Labtime-UFG). O laboratório desenvolve soluções com uso das tecnologias para o ensino, interação entre usuários, acesso a conteúdos dentre outras. São conteúdos como vídeos, animações, cursos todos voltados para a educação. Segundo o coordenador do Laboratório, Gilson Oliveira Barreto, o laboratório já produziu cerca de 3 a 4 mil horas de programação para o MEC. A Plataforma de cursos Avamec utilizada pelo MEC foi produzida pelo Labtime UFG. Eles conheceram os estúdios e equipamentos que compõem o laboratório.

Fonte: Secom UFG e Reitoria Digital

Categorias: notícias HC PRPI LABTime