seminário pip

Seminário de iniciação à pesquisa é elogiado por avaliadores

In 23/10/20 16:17 .

Envolvimento dos orientadores e preparação dos estudantes foram ressaltados pelo comitê de avaliação

Kharen Stecca e Márcia Araújo

Com vários elogios por parte dos avaliadores externos, terminou nesta sexta-feira (23/10) o Seminário de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação da Universidade Federal de Goiás, que integrou o 17º Conpeex. O Seminário de 2020 teve total de 1.085 trabalhos inscritos, sendo 1.042 do Programa de Iniciação à Pesquisa da UFG e 43 de outros projetos de iniciação científica desenvolvidos na Universidade. A diretora de Pesquisa, professora Rejane Faria Ribeiro, abriu a cerimônia agradecendo todo apoio dos organizadores e também dos estudantes participantes. Segundo ela, o comitê de avaliação elogiou muito os estudantes e a presença maciça dos orientadores. “Estamos cientes que ainda temos poucos estudantes na iniciação à pesquisa, mas infelizmente sabemos que o contexto econômico é muito difícil”, avaliou.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Carvalho, também agradeceu a todos e se disse satisfeito com o êxito do seminário. Ressaltou os elogios aos participantes e o domínio do trabalho no momento das apresentações. A diretora de Transferência e Inovação Tecnológica, professora Helena Carasek, também agradeceu aos responsáveis que desenvolveram a plataforma em que o seminário foi realizado, permitindo que o seminário fosse completamente online.

No evento foram anunciados os indicados ao Prêmio de Melhor Trabalho de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação da UFG e os mais votados pelo público participante do Conpeex 2020. Os estudantes autores dos 10 trabalhos mais votados pelo público farão participação especial no programa Mundo UFG Especial Conpeex 2020 da TV UFG apresentando suas pesquisas. Já o Prêmio de Melhor Trabalho de Iniciação à Pesquisa será entregue durante a reunião festiva do Conselho Universitário no final do ano, quando serão comemorados os 60 anos da universidade. As listas dos preferidos do público e dos indicados ao prêmio serão publicadas na segunda-feira (26 de outubro) no site da PRPI (prpi.ufg.br)

O estudante Marcelo Lovato Lira de Souza, estudante de Ciências Biológicas da UFG foi um dos participantes do seminário e contou sobre suas impressões do novo formato: "Achei interessante o Seminário nesse formato virtual, pelo fato de que a gente pode convidar pessoas para assistirem às nossas apresentações – familiares, amigos, colegas do curso que não estavam no seminário. Ele também destacou a integração com outros trabalhos da área, na mesma sala com o compartilhamento de resultados e experiências.

Confira a opinião dos avaliadores sobre o formato virtual do Conpeex 2020:

silvio

seminário 2