Stories_InscriçõesAbertas_Olimpíada_CEI_30.png

UFG conclui Olimpíada de Empreendedorismo virtual

En 21/10/20 13:17 .

A final será nesta quinta-feira, e serão premiados vencedores em três categorias

Um dos maiores obstáculos na educação pós - Covid 19 é estimular o aluno a manter-se atento e motivado diante dos conteúdos virtuais. Inspiração para produzir algo fora do currículo escolar é ainda mais desafiador. Mas 77 equipes compostas por alunos da UFG, de outras IES - Instituições de Ensino Superior de Goiás, Paraná, Pará, Pernambuco, Bahia,  Paraíba, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Distrito Federal aceitaram o desafio de participar da 7a. OEU - sétima edição da Olimpíada de Empreendedorismo Universitário, maratona totalmente virtual. Uma oportunidade para estudantes de diferentes áreas e cursos mostrarem  talento e criatividade em busca de soluções para problemas de mercado, meio ambiente e causas sociais, de forma não presencial. A competição inscreveu 245 alunos, de 35 instituições, representando as 5 regiões brasileiras.
Finalistas

Das 77 equipes inscritas, foram selecionadas  5 finalistas  em cada categoria: 

Negócio Inovador  -  ideias de negócios que apresentem potencial de crescimento e geração de ganhos econômicos, preferencialmente com perfil de alta tecnologia
Negócio de Impacto - ideias de negócios, com potencial de geração de impacto socioambiental e geração sustentável de resultado financeiro
Ação Social – ideias de ações sociais, sem fins lucrativos, pensadas para resolver problemas de moradia, meio ambiente, da saúde, educação, segurança, dentre outros. Relação dos finalistas: cei.ufg.br
Critérios de Avaliação

A seleção dos finalistas  foi feita por uma banca constituída pela Pró-Reitoria de Pesquisa de Inovação da Universidade Federal de Goiás, mediante critérios de originalidade, viabilidade técnica, financeira, comercial, efetividade e impacto, aplicados de acordo com cada categoria.Os projetos finalistas alcançam áreas, como meio ambiente, ações de apoio a refugiados, educação, saúde, dentre outras.

Prêmios

A  premiação de 21 mil reais em dinheiro será  dividida  entre os 3 primeiros colocados de cada categoria,  da seguinte forma:
1° Lugar - 3 mil e 500 reais/certificado de equipe  vencedora
2° Lugar - R$ 2 mil reais/certificado com classificação
3° Lugar - R$ 1 mil e 500 reais /certificado com classificação

Final

A banca final, composta por especialistas e representantes de instituições voltadas para o empreendedorismo e a inovação,   e o anúncio dos vencedores acontecem nesta quinta-feira, 22 de outubro, no âmbito do 17o. Conpeex - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG, evento online, de 19 a 23, que leva  à sociedade conhecimentos sobre as pesquisas desenvolvidas na instituição.

Programação 

Os interessados em acompanhar a  final da 7a. OEU receberão link, após o preenchimento do formulário, acessível no instragram: cei-ufg(bio).Informações também pelo telefone: 32096034.A programação será a seguinte:

8h - 10 h - banca final - Ação Social
10h - 12 h - banca final - Negócio de Impacto
14 h - 16h - banca final - Negócio Inovador
17 h - premiação 

Apoios

A 7ª OEU é uma iniciativa da PRPI UFG, por meio da DTIT - Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica, realizada pelo CEI - Centro de Empreendedorismo e Incubação, com apoios do Sebrae, Funtec - Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis, ICE - Instituto de Cidadania Empresarial, e RGI - Rede Goiana de Inovação.

A primeira edição da OEU foi realizada em 2014.Somadas, as 6 primeiras edições tiveram cerca de 300 projetos inscritos, nas categorias Negócio e Ação Social. A categoria Negócio de Impacto foi instituída em 2020.

Fuente: Secom UFG

Categorías: NOTÍCIAS PRPI CEI