Novo Minha UFG

Confira a nova versão do aplicativo Minha UFG

En 15/09/20 09:48 .

Os novos aspectos tecnológicos permitirão um app em evolução conforme as demandas institucionais

Uma nova versão do aplicativo Minha UFG será lançada nos próximos dias. A atualização do aplicativo é resultado do processo de transição de tecnologia entre a Fábrica de Software do Instituto de Informática (INF) e o Centro de Recursos Computacionais (CERCOMP), vinculado à Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI). A nova versão do aplicativo mantém as funcionalidades da versão anterior, com serviços e informações relacionados a segurança, notícias, eventos, guia do estudante, locais, restaurante e rádio universitária.

A  principal mudança diz respeito aos aspectos tecnológicos para o desenvolvimento e manutenção do aplicativo nas plataformas Android e iOS, bem como a estratégia de armazenamento de dados. “Com a nova versão do aplicativo o CERCOMP terá melhores condições para mantê-lo e evoluí-lo conforme as demandas institucionais”, destacou o Diretor do CERCOMP, Igor Vieira.

O Gerente de Sistemas, Lauro Gomides, diz que o processo de transição de tecnologia contou com a interação entre as equipes da Fábrica de Software/INF e do CERCOMP, buscando-se adequar às estratégias já implementadas pelo órgão para desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis. “Temos a intenção de tornar o Minha UFG um aplicativo cada vez mais acessado e voltado ao dia a dia da universidade e à interação da universidade com a sociedade”, explica o Secretário de TI, Leandro Oliveira.

Por conta da atualização, o acesso ao aplicativo e seu painel administrativo estarão indisponíveis no dia 15/09 (terça-feira), sendo restabelecido nos dias seguintes assim que a nova versão for liberada nas respectivas lojas, Play Store e Apple Store.

Sobre o Minha UFG

Lançado em 2016, com a atuação de docentes e estudantes do Instituto de Informática (INF), apoio do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (Media Lab) e sob demanda do antigo Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef - atual Secretaria de Infraestrutura - Seinfra), o aplicativo Minha UFG foi criado para facilitar o acesso às informações institucionais e disponibilizar mais um canal de comunicação com a comunidade universitária, especialmente para demandas de segurança.

De navegabilidade simples e funcional, o aplicativo Minha UFG disponibiliza acesso rápido aos serviços online disponíveis pela UFG como: segurança,  notícias, rádio universitária, eventos, restaurante universitário, guia do estudante e locais. O aplicativo já conta mais de 10 mil downloads.

A atenção ao item segurança foi uma demanda da Reitoria da UFG, como parte das ações contínuas para garantir ambientes mais seguros à comunidade universitária. Em 2017, foi disponibilizada a opção de registro de denúncias relacionadas à segurança. O registro online é recebido imediatamente pela Central de Segurança da Universidade, que toma as providências para encaminhar o problema. Além disso, o Minha UFG disponibiliza, desde que foi lançado, o acesso rápido aos telefones de emergência de todas as regionais.

No final do ano de 2019, por meio de parceria entre a Fábrica de Software do INF, a SeTI e o CERCOMP, iniciou-se um processo de avaliação técnica do aplicativo e do painel administrativo para apropriação e transição de tecnologia pelo CERCOMP. Foi constituído um time de projeto para trabalhar na reescrita da aplicação, com vistas à facilitar sua manutenção. Um dos objetivos foi implementar um código-fonte único, tanto para a versão Android quanto para iOS, além de remover a dependência com o serviço externo de armazenamento do Google Firebase. Com isso, as informações do sistema estão armazenadas na infraestrutura computacional da UFG, o que elimina o custo mensal com o pagamento desse serviço ao Google.

O aplicativo Minha UFG pode ser baixado gratuitamente em celulares Android na Play Store ou ainda para iOS na Apple Store.

Novo minha UFG2

Fuente: Cercomp/UFG