Imagem de um computador e de um celular nas cores branca e azul com a mensagem "Apesar da distância  UFG quer estar com você"

UFG orienta comunidade acadêmica para o Ensino Remoto Emergencial

Em 25/08/20 17:07.

Prograd deu início ao terceiro módulo do programa de formação para auxiliar estudantes e docentes na retomada das aulas em 31/8

Texto: Caroline Pires

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd/UFG) comemora o alcance que tem conquistado com a realização do Programa Integrado de Formação para o Ensino Remoto Emergencial (ERE), que teve início no dia 6 de agosto. O Módulo I, encerrado na última semana, ofereceu aos professores da UFG mais de 23 horas de atividades em 18 lives formativas e 1 oficina. Ao todo a ação contou com mais de 1000 participações. Já o Módulo II, que se encerra nesta sexta-feira, disponibilizou 3300 vagas proporcionando 58 horas de formação. Os estudantes da UFG podem participar da terceira etapa do Programa que segue sendo transmitido pelo YouTube da UFG até o dia 2 de setembro.
Segundo a prof.ª Janice Lopes (Prograd/UFG), uma das coordenadoras do programa, o objetivo das atividades é responder às demandas apresentadas para a necessária capacitação de toda comunidade acadêmica da UFG visando o replanejamento das atividades acadêmicas a serem desenvolvidas dentro da atual perspectiva de Ensino Remoto Emergencial. “O programa traz três módulos formativos na expectativa de contribuir com o rol de informações e conhecimentos necessários tanto para professores quanto para estudantes se reorganizarem para a volta às aulas. Abordamos desde temas como uso de plataformas institucionais até apoio a estudantes em situação de vulnerabilidade”, explicou.
As atividades do programa foram pensadas para acontecerem em dias e horários variados justamente para contemplar o máximo possível de participantes. “Tratamos desde uma formação mais instrumental, sobre uso de aplicativos, Moodle, G Suite e Sigaa até questões mais complexas sobre como que os professores podem repensar as suas práticas pedagógicas com o ERE”, destacou a prof.ª Moema Moraes, Diretora de Ensino da Prograd/UFG.
Vale lembrar que a Prograd/UFG, trabalhou também na elaboração de documentos, como Instrução Normativa; Franqueamento do RGCG, e-book de orientações didático-pedagógicas, que estão sendo cruciais para a compreensão das especificidades trazidas pelas características do Ensino Remoto Emergencial.
O programa de formação é uma parceria da Prograd/UFG com o Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (Labtime), Secretaria de Tecnologia da Informação (SeTI), Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR/UFG), Diretoria de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas (DAD/UFG) e Pró-reitoria de Pessoas (Propessoas).

Superando os desafios com diálogo
Enfrentando a nova realidade imposta pela pandemia da Covid-19 e a necessidade prioritária de preservação da saúde de toda a sua comunidade universitária, a Prograd/UFG se preocupou com ouvir estudantes, docentes e técnico-administrativos no processo de retomada do semestre letivo 2020-1, aprovado pelo Conselho Universitário. A prof.ª Moema Moraes destaca que a construção do programa de formação, bem como de todas as ações que estão sendo realizadas pela pró-reitoria, são construídas a partir de reuniões realizadas com as 27 unidades acadêmicas da Regional Goiânia, com a Regional Goiás e com o Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG). Segundo a diretora, a Prograd está ainda realizando reuniões com os estudantes de diversas unidades para conseguir ouvir as dúvidas e auxiliar no enfrentamento do desafio do ensino remoto emergencial.
A participação dos professores no programa tem possibilitado ainda que eles pensem o desenvolvimento de atividades sobre a nova perspectiva deste novo momento. “A formação que os docentes fazem permite que eles se coloquem no lugar do aluno e enxerguem o aprendizado na perspectiva do estudante”, ressaltou a diretora. Segundo a coordenação do programa, os maiores desafios enfrentados se referem a promoção de condições adequadas para que a retomada ocorra da melhor forma possível. “Atuamos para respeitar e atender à especificidades de uma comunidade universitária tão diversificada e, ao mesmo tempo, preservando o bem-estar e a saúde física e mental de todos em meio ao momento sanitário delicado em que vivemos”, reforçou a prof.ª Janice Lopes.

Orientação para os estudantes

Teve início no dia 24/8 e segue até o próximo dia 2 de setembro o módulo 3 do Programa Integrado de Formação para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). As lives serão transmitidas pelo YouTube Oficial da UFG. Não é necessário realizar inscrição para participar, contudo, os que desejarem receber o certificado de participação, devem preencher o formulário que será disponibilizado em cada uma das lives. Confira a programação.

Links úteis

UFG em casa

Calendário Acadêmico 2020

E-book com diretrizes para o ensino remoto na UFG