cantores goianos02.png

Campanha UFGID e cantores goianos realizam live para incentivar doações

On 08/22/20 19:14 .

Projeto segue arrecadando e distribuindo equipamentos para estudantes de baixa renda da UFG

Texto: Caroline Pires

 cantores goianos02.png

Com o objetivo de continuar mobilizando a sociedade a colaborar com a inclusão social, foi realizada nesta sexta-feira, 21/8, a Live Cantor@s Goia@s e o Reitor Juntos na Campanha UFGID. O projeto tem por objetivo arrecadar 5 mil computadores que serão doados a estudantes da universidade que precisam dos equipamentos para suas atividades acadêmicas. Participaram do encontro online, além do reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, os cantores Maria Eugênia, Xexéu, Valter Mustafé, Pádua e Amauri Garcia. A transmissão online foi iniciada com vídeos de cada artista convidando a sociedade em geral para colaborar com  Campanha UFGID, que é realizada em uma parceria entre a UFG e a Associação de Egressos e Egressas da UFG. O Conselho Universitário aprovou a retomada das do semestre letivo 2020-1 a partir do dia 31 de agosto.

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, iniciou o live comemorando a a disponibilização do segundo lote com 83 computadores, que serão entregues para os estudantes na próxima semana. "Estamos ganhando força nas arrecadações por conta das pessoas engajadas neste processo. Essa campanha já deu certo porque ela é marcada pelo amor e pela solidariedade no coração de cada um", comemorou o reitor. O presidente da Associação de Egressos e Egressas da UFG, Eliomar Martins Pires, agradeceu a disposição de todos os artistas em contribuir para a Campanha do UFGID e citou as diversas instituições do estado que estão empenhados em colaborar com o projeto. "Não tenho dúvidas de que mesmo com um prazo muito curto nós vamos alcançar a meta. Esta é a apenas a largada e nós não podemos permitir que nenhum estudante abandone o curso por falta de computador", frisou. 

Xexéu foi o primeiro convidado a falar a noite e reforçou o papel da arte em meio a pandemia. "Já estávamos passando por momentos tenebrosos no país, mas agora esta situação deixou claro que não conseguiríamos passar por tudo sem educação e cultura. Mas nós romperemos as dificuldades com alegria e fé no coração", concluiu. Em seguida, a cantora Maria Eugênia, egressa da UFG do curso de graduação em Piano, reforçou o papel inclusivo que a universidade exerce na sociedade goiana. "A ideia da campanha é fantástica pois aproxima a UFG mais ainda da sociedade. Para mim é um prazer ver a cultura intermediando este processo", afirmou. O reitor lembrou que algumas décadas o acesso ao ensino superior em cursos de alta demanda era muito difícil para grande parte da população. "Mas hoje nós temos filhos de catadores de material reciclagem fazendo o curso de Medicina da UFG. E nós temos que garantir as condições para que eles sigam seus estudos sem se expor aos riscos de um retorno presencial", exemplificou. 

O cantor Pádua lembrou que grande parte da sua carreira de artística foi permeada pelo movimento estudantil que era e é uma referência para a sociedade em geral. "Se hoje estamos aqui é por conta do conhecimento. Teve alguém que pesquisou, estudou e nos permitiu acesso a esta tecnologia de transmissão online, por exemplo", afirmou. O artista lamentou que ainda hoje no século XXI é necessário que a sociedade esteja lidando com problemas dos séculos passados.  "Daqui nada se leva, então o que podemos fazer é somar e doar", concluiu. Em diálogo com o cantor, Edward Madureira defendeu que é a arte e a educação que serão capazes de reverter o retrocesso em que a sociedade está imersa. "O ódio não pode dominar os nossos dias e vencer o conhecimento", afirmou. 

Também egresso da UFG, Valter Mustafé lembrou da sua militância pela música popular e da importância da universidade enquanto instituição de ensino público e gratuito. "Eu estou sempre à disposição desta e de qualquer outra campanha que reforce as iniciativas de inclusão social na UFG", afirmou. Logo após, Edward Madureira relembrou que o professor Jarbas Cavendish, falecido em 2019, que tinha o sonho da criação do curso de Música Popular na Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC). "Hoje temos essa semente. E a UFG é isto: ela se reinventa a cada momento. Continua a música erudita muito forte mas há o espaço para a música popular. A UFG é feita de gente que provoca mudanças", concluiu. Amauri Garcia, que passou por três cursos na UFG antes de se decidir pela graduação em Comunicação Social, reforçou a seriedade da Campanha UFGID e convidou mais uma vez toda a sociedade a participar. "Nesta iniciativa eu assino embaixo", frisou. 

Como doar?

As doações podem ser feitas pela conta Banco do Brasil  Ag: 1242-4 CC: 47.930-6 Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural  Cnpj: 01.517.750/0001-06 (confira infográfico explicativo de como transferir) ou os equipamentos entregues  CEMEQ - Centro de Manutenção de Equipamentos da UFG - Câmpus Samambaia ou EMC/UFG - Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação - Câmpus Colemar Natal e Silva. No ato da doação é necessário preencher um formulário

 cantores goianos01.png

 

 

Source: Secom/UFG

Categories: Notícias Reitoria