sanrural_logo.png

UFG forma 341 especialistas em Saneamento e Saúde Ambiental

Em 29/07/20 16:52.

Especialização é resultado de parceria entre FEN, EECA e Funasa

Texto: Caroline Pires e Augusto Araújo

 

Nesta segunda-feira, dia 27/07, foi realizada a cerimônia de encerramento do Curso de Especialização em Saneamento e Saúde Ambiental (Cessa), realizado no âmbito do SanRural. O evento marcou a formação de 341 novos especialistas de 16 diferentes estados brasileiros. O curso, realizado a distância, foi coordenado pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG) em parceria com a Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA/UFG), com apoio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O objetivo da especialização, que durou 18 meses, foi promover o acesso ao conhecimento relacionado a práticas de saúde e saneamento junto a comunidades rurais, visando a qualificar profissionais para atuarem em ações de promoção da saúde e segurança do saneamento em áreas rurais.

A vice-diretora da Faculdade de Enfermagem e coordenadora do curso, Luana Ribeiro, explicou que o Cessa nasceu dentro do projeto Saneamento e Saúde Ambiental em Comunidades Rurais e Tradicionais em Goiás (SanRural), na UFG. “O Cessa surgiu da parceria entre a UFG e a Funasa dentro dessa meta do SanRural, que é estabelecer um plano de saúde e saneamento rural, que sempre foi uma área muito precária”. O curso tem também como objetivo “capacitar pessoas sobre essas temáticas, identificar os ponto de convergência, além de tratar de populações rurais, de assentamentos, ribeirinhas e quilombolas” finaliza. A professora lembrou ainda que a especialização teve um índice de evasão de apenas 18.4%. "É um curso de muito sucesso e que mostrou o engajamento de todos os envolvidos. Somos muito gratos aos parceiros internos da UFG mas também aqueles que colaboraram com a sua realização", destacou.

Já a coordenadora pedagógica  do curso, profa. Katiane Mendonça (FEN/UFG) ressaltou os aspectos admiráveis do curso. "Conseguimos ter participantes de todas as regiões do país o que promoveu ricos fóruns de discussão. Faço votos que os especialistas formados sejam multiplicadores da promoção da saúde e segurança em saneamentos na suas comunidades", completou.  A prof.ª Bárbara Rocha (FEN/UFG), vice coordenadora do projeto SanRural lembrou a longa trajetória de formação dos estudantes e a produção de conhecimento compartilhada entre todos os participantes. "Dentro do SanRural o Cessa merece destaque. Eu tenho plena certeza que os estudos produzidos pelo Cessa vão nos subsidiar para que possamos atuar no dia a dia nas comunidades nesta área tão negligenciada pelas políticas públicas", destacou. 

 Sanrural_Luana.png

 

O pró-reitor de Pós-graduação da UFG, Laerte Guimarães, lembrou o trabalho que tem sido realizado e conquistado com relação a presença da UFG junto a comunidade. "A pós-graduação da UFG vai ao encontro das demandas da sociedade. E essa especialização é uma resposta a isto", afirmou. Considerando a cerimônia um marco histórico para a universidade, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, lembrou das dificuldades que estão sendo enfrentadas durante a pandemia. "A UFG é formada de pessoas com compromisso público com a sociedade que tem acima de tudo humanidade em todas as suas ações", concluiu. 

A cerimônia de encerramento marcou também o lançamento da página do Cessa no site do SanRural. Ela contém o e-book do curso com os seus cinco módulos, que você pode acessar através deste link. Além do e-book, também é possível acessar os pôsteres resultantes do trabalho de TCC dos 73 grupos.

SanRural

Criado em 2017, o SanRural nasceu com o objetivo de promover o conhecimento acerca das condições de saneamento e saúde ambiental em comunidades rurais e tradicionais, apontando para ações de gestão e tecnologias inovadoras, almejando a sustentabilidade e a promoção de serviços em ações ambientais. O SanRural atua também fomentando o empoderamento dessas comunidades quanto à promoção e proteção à saúde e ao saneamento ambiental. O coodenador do projeto SanRural, prof. Paulo Scalize (EECA/UFG), destacou também a parceria entre os envolvidos. "Quem sabe em breve poderemos ter uma nova oferta do curso. Só tenho a agradecer a todos", afirmou. 

Karla Hora_Sanrural.png

"Tenho certeza que esse curso pode possibilitar a cada um pensar o saneamento como saúde e educação e não apenas como uma questão tecnológica"

 

A diretora da Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG), Claci Rosso, lembrou que o projeto multidisciplinar enriqueceu em muito a formação dos novos especialistas. "O saneamento básico é mais do que nunca importante não só para as comunidades rurais mas também das que estão em condição de vulnerabilidade social. Cada um terá um papel fundamental para a saúde dos brasileiros", apontou. Já a diretora da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA/UFG), Karla Hora, lembrou que na década de 80 o Brasil viveu um esforço para uma grande ação de o saneamento rural, mas infelizmente ele não avançou. "Com o novo marco do saneamento temos imensos desafios para os municípios e com grande impacto nas áreas rurais. Estes especialistas serão muito importantes. Vocês estão se formando em um momento de desafio e oportunidades", ressaltou. Por fim, ela destacou a necessidade de pensar o saneamento como saúde e educação e não apenas uma questão tecnológica. 

Claci_Sanrural.png

"Temos agora um corpo de especialistas formado em um momento muito importante da saúde e para a saúde dos brasileiros"

 



Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias FEN EECA