plano de dados_capa.jpg

Prae divulga lista de contemplados pelo Plano Conectividade

In 23/07/20 11:58 .

Quase 400 estudantes foram beneficiados nesta primeira etapa. Novas inscrições poderão ser feitas por fluxo contínuo nos próximos meses

Texto: Caroline Pires

Foi divulgado hoje, 23/7, a lista dos estudantes contemplados com duas ações do Plano Conectividade. A ação emergencial da UFG visa contribuir com o acesso dos estudantes de baixa renda à internet e permitir o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em atividades acadêmicas de graduação presencial no contexto da pandemia pela Covid-19. Ao todo 293 estudantes foram contemplados com o auxílio para plano de dados e 102 alunos com o edital de aquisição de equipamento de informática. O Conselho Universitário aprovou a retomada do semestre letivo 2020-1 a partir de 31 de agosto.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maísa Silva, lembra que o edital para seleção de estudantes de baixa renda interessados em participar do programa se estenderá também pelos meses de agosto e setembro. Saiba como participar.  Ela ressaltou ainda que "a disponibilização do pacote para auxílio de plano de dados visou atender de forma emergencial aqueles estudantes que estavam realizando disciplinas de núcleo livre ou atividades de orientação".

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, entende que, diante da impossibilidade de retomada das atividades acadêmicas presenciais, a Universidade deve viabilizar mecanismos para que o prejuízo da comunidade acadêmica seja diminuído. “Hoje, na UFG, três em cada quatro estudantes se enquadram nos critérios de baixa renda. E entre estes três, um é de baixíssima renda. Temos que criar alternativas para conseguir enfrentar esta desigualdade”, considera.

Confira a sessão de perguntas e respostas sobre o Plano Emergencial Conectividade.

Vale lembrar que os estudantes de baixa renda podem ainda solicitar o empréstimo de computadores junto a suas unidades acadêmicas. A Prae também disponibilizou um infográfico para orientar sobre os trâmites administrativos deste processo.

Internet gratuita

Maísa Silva adianta ainda que o Ministério da Educação irá disponibilizar internet gratuita para estudantes de baixa renda de institutos federais e universidades federais. Para ser beneficiado pelo programa é necessário ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. De forma imediata, o MEC espera alcançar 400 mil estudantes por meio de parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Doação de computadores

A UFG está realizando, em parceria com a Associação de Egressos e Egressas da UFG, uma grande campanha para arrecadação de recursos financeiros e equipamentos de informática visando a disponibilização de cerca de 5 mil computadores e tablets que possam atender às necessidades educacionais de grande parte dos estudantes da UFG durante a pandemia. Saiba mais e participe!

Fonte: Secom/UFG

Categorie: Notícias PRAE